Falando um pouco das diferenças culturais entre o Brasil e a China, uma que eu não me acostumei desde o dia que cheguei até hoje, quase dois meses depois, é quando preciso ir ao banheiro na rua.
Antes de vir para cá já tinha lido no livro LAOWAI - Histórias de uma repórter brasileira na China (Sônia Bridi), uma explicação de como era o banheiro e das dificuldades que ela enfrentou para se adaptar. Porém, no dia que eu cheguei e precisei ir ao banheiro na rodoviária e vi como era pessoalmente, minha primeira reação não foi boa. Ou seja, não consegui ir ao banheiro e fiquei apertada quase 3 horas até chegar em casa.
Quem não conhece como são os banheiros aqui deve estar se perguntando o porquê dessa "frescura". Vou explicar....
Aqui na China a maior parte dos banheiros possuem vasos sanitários ao estilo turco, ou seja, são posicionados próximo ao nível do chão. Então a primeira coisa que me perguntei, como vou fazer? Não tem jeito, a posição para usá-lo é a de cócoras. Com isso, comecei a reparar nas ruas como os chineses possuem o costume de ficar nessa posição. O que para eles é natural, para nós ocidentais exige muita habilidade e flexibilidade. Confesso que morro de medo de cair dentro do vaso. Risos.
Outra coisa é o cheiro e a falta de papel higiênico, porém isso também acontece no Brasil. A dica é sempre andar com seu papel.
Algumas pessoas consideram este tipo de vaso mais higiênico, mas se eles estiverem limpos, o que na maioria das vezes é difícil. Em alguns a descarga é com o pé, ficando mais higiênico.
Para minha alegria, em alguns restaurantes mais modernos, no aeroporto e nos shoppings existe a opção do vaso ocidental.
Abaixo fotos tiradas em dois banheiros que eu fui aqui na minha cidade.
Modelo do vaso com descarga no pé
Outro modelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário