sábado, 22 de março de 2014

Banheiro Chinês

   Falando um pouco das diferenças culturais entre o Brasil e a China, uma que eu não me acostumei desde o dia que cheguei até hoje, quase dois meses depois, é quando preciso ir ao banheiro na rua. 
   Antes de vir para cá já tinha lido no livro LAOWAI - Histórias de uma repórter brasileira na China (Sônia Bridi), uma explicação de como era o banheiro e das dificuldades que ela enfrentou para se adaptar. Porém, no dia que eu cheguei e precisei ir ao banheiro na rodoviária e vi como era pessoalmente, minha primeira reação não foi boa. Ou seja, não consegui ir ao banheiro e fiquei apertada quase 3 horas até chegar em casa.
  Quem não conhece como são os banheiros aqui deve estar se perguntando o porquê dessa "frescura". Vou explicar....
  Aqui na China a maior parte dos banheiros possuem vasos sanitários ao estilo turco, ou seja, são posicionados próximo ao nível do chão. Então a primeira coisa que me perguntei, como vou fazer? Não tem jeito, a posição para usá-lo é a de cócoras. Com isso, comecei a reparar nas ruas como os chineses possuem o costume de ficar nessa posição. O que para eles é natural, para nós ocidentais exige muita habilidade e flexibilidade. Confesso que morro de medo de cair dentro do vaso. Risos.


    Outra coisa é o cheiro e a falta de papel higiênico, porém isso também acontece no Brasil. A dica é sempre andar com seu papel. 
    Algumas pessoas consideram este tipo de vaso mais higiênico, mas se eles estiverem limpos, o que na maioria das vezes é difícil. Em alguns a descarga é com o pé, ficando mais higiênico. 
   Para minha alegria, em alguns restaurantes mais modernos, no aeroporto e nos shoppings existe a opção do vaso ocidental.
   Abaixo fotos tiradas em dois banheiros que eu fui aqui na minha cidade.

Modelo do vaso com descarga no pé 

 Outro modelo



Nenhum comentário:

Postar um comentário