domingo, 14 de fevereiro de 2016

Trem Hue - Hanói

  Pegamos um trem em Hue com destino ao nosso último destino nessa viagem, Hanói, a capital e a segunda maior cidade do Vietnã. O trem partiu umas 18 horas e percorreu os 600 km numa viagem que durou mais ou menos 13 horas. Compramos a primeira classe, que consiste numa cabine com 4 camas (duas beliches). Na segunda classe, as camas são mais duras e a cabine possui 6 camas. Já na terceira classe, não existem camas e sim poltronas reclináveis. Confesso que essa viagem de trem, que foi ideia minha, não foi muito confortável e quase não dormi a noite toda. O trem faz diversas paradas, onde pega mais passageiros, e só ficou silêncio quase meia-noite. Também não levamos nada para comer e não conseguimos comprar no trem. Pelo que percebi, as pessoas já tinham encomendado o jantar antecipadamente e não tinha nenhum sobrando. Mesmo se tivesse, acho que não compraria, pois a comida não me agradou. Para completar, o vietnamita que dividiu a cabine conosco roncou a noite toda!!! Conclusão: chegamos em Hanói com muito sono e muito cansados.
Estação de trem em Hue
 Estação de trem em Hue
Aguardando o trem em Hue
 Estação de trem em Hue
 Trem Hue - Hanói
 Trem Hue - Hanói 
Corredor trem
 Terceira Classe trem Hue - Hanói
  No primeiro dia em Hanói, começamos o passeio pela prisão Hoa Lo, construída pelos franceses em 1896, sendo também conhecida como "Hanói Hilton", uma alusão à cadeia mundial de hotéis de luxo. O curioso apelido dado ao local por prisioneiros de guerra norte-americanos se deve ao fato de Hoa Lo ter recebido alguns famosos ao longo de sua existência, entre eles o senador americano John McCain, que concorreu às eleições presidenciais americanas em 2008. A prisão foi utilizada pelos colonos franceses no Vietnã para os presos políticos e mais tarde pelo Vietnã do Norte para os prisioneiros de guerra durante a Guerra do Vietnã. Projetada para receber 450 presos, a capacidade de Hoa Lo acabou sendo ultrapassada ao longo dos anos. Durante a visita, conhecemos as celas onde os presos (homens e mulheres) eram mantidos, as solitárias, vimos fotos e outros objetos como roupas e objetos de tortura. 
Prisão Hoa Lo
 Prisão Hoa Lo
 Prisão Hoa Lo
Prisão Hoa Lo
 Prisão Hoa Lo
  Depois fomos conhecer o Museu das Mulheres do Vietnã, que pareceu bem interessante, porém não conseguimos aproveitar a visita devido ao enorme calor. Com isso, resolvemos voltar para o hotel e descansar. 
Museu das Mulheres do Vietnã
Museu das Mulheres do Vietnã
Museu das Mulheres do Vietnã
Museu das Mulheres do Vietnã
Museu das Mulheres do Vietnã

Um comentário: