Pela manhã fomos conhecer as ilhas de Macau, Coloane e Taipa. Coloane é uma antiga vila, inicialmente de pescadores e um porto tradicional para o comércio da província de Guangdong, nas dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1636 -1911). Com uma área de 7,6 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 4.300 habitantes, Coloane desfruta de um ar muito fresco, pois ainda não foi afetada pelas atividades de construção e desenvolvimento.
Chegando em Coloane, logo na entrada da vila, fica a famosa padaria LORD STOW’S, que vende o delicioso Pastel de Belém. É claro que paramos para conferir!!!!
Em uma praça muito bonita encontra-se a Capela de São Francisco Xavier, construída em 1928. Esta capela segue o estilo barroco das principais igrejas de Macau, com a fachada amarela e branca, janelas ovais e campanário.
Capela de São Francisco Xavier
Capela de São Francisco Xavier
Placas das ruas em chinês e português
Coloane
Coloane
Coloane
Paramos para almoçar em um restaurante português, chamado Fernando, na praia de Hác Sá, em Coloane. Para nossa surpresa, pela primeira vez em Macau, conhecemos alguém que falava português. Como o Igor estava com a camisa do Brasil, logo que entramos no restaurante o dono nos recebeu falando português.
Praia de Hác Sá, Coloane
Praia de Hác Sá, Coloane
Praia de Hác Sá, Coloane
Restaurante Fernando , Coloane
Restaurante Fernando , Coloane
A próxima parada foi na Ilha de Taipa, que possui 6,5 km². Os Portugueses chegaram a esta ilha em 1851, ocuparam-na, sendo incorporada na colônia de Macau. Taipa é conectada à península de Macau por 3 pontes, sendo estas a Ponte Governador Nobre de Carvalho, Ponte da Amizade e Ponte Sai Van. Esta ilha sempre foi pouco povoada, porém esta situação mudou em Outubro de 1974, quando a Ponte Governador Nobre de Carvalho foi concluída. A partir desta data, a ilha experimentou, e continua a experimentar, um grande desenvolvimento e aumento substancial de população. Hoje é uma grande área residencial. Na ilha da Taipa encontram-se o Terminal Marítimo, o Aeroporto Internacional de Macau, a Universidade de Macau, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, o centro de tratamento de resíduos de Macau, bem como várias fábricas.
Entrada da vila
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
As Casas-Museu da Taipa constituem uma vila típica da arquitetura macaense de matriz portuguesa, de tom esverdeado, sendo consideradas uma das relíquias patrimoniais e culturais das Ilhas. Estas casas foram construídas em 1921 e serviam de residência dos funcionários superiores das ilhas, nomeadamente famílias macaenses. Em finais dos anos 90, foram alvo de profundas obras de restauro, transformando-as em museus.
Casas-Museu da Taipa
Casas-Museu da Taipa
Para finalizar o passeio, pegamos um teleférico para chegar até a Fortaleza da Guia. Esta fortificação foi concluída em 1622 e ocupa todo o cume do Monte da Guia, a elevação mais alta de Macau. Era usada para defender a fronteira com a China mas, devido à sua localização, com vista sobre toda a cidade, foi um importante ponto de vigia. Hoje em dia o seu destaque é o farol, construído em 1864 e o mais antigo em toda a costa da China. Perto do farol fica a capela da Guia, onde se encontra uma imagem da Virgem Maria, alguns quadros antigos e vestígios de pinturas datadas da sua construção, em 1622.
Teleférico - Fortaleza da Guia
Fortaleza da Guia
Fortaleza da Guia
Farol e Capela da Guia
Capela da Guia
Legal seu passeio, esta aproveitando muito bem seu um ano na CHINA.
ResponderExcluirDeve ter sido emocionante encontrar alguém que fala português.
Adorei as igrejas, as praças, a fortaleza e lógico,suas fotos, sempre perfeitas!!!
ResponderExcluirA foto que você está perto da igreja e a da praça, parece muito as coisas do Brasil.