segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Meu presente de aniversário - Final de semana em Macau

  A cidade de Macau está localizada no sul da China, sendo seu território composto pela península de Macau e pelas ilhas de Taipa e Coloane. Para chegar em Macau, pegamos um ônibus até a cidade de Zhuhai, que demorou umas duas horas. No mapa abaixo marquei minha cidade, Jiangmen, e onde fica Macau. Como Macau é uma Região Administrativa Especial da China, assim como Hong Kong, é necessário passar pela Alfândega. Demos sorte ao chegar, pois a fila estava bem pequena.
  Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos, sendo considerada a última colônia europeia na Ásia. Os portugueses chegaram em Macau entre 1554 e 1557, com uma ocupação gradual de navegadores e rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno território, tornando-o uma grande cidade e importante entreposto comercial entre a China, a Europa e o Japão. Macau atingiu o seu auge no final do século XVI e no início do século XVII, mas só em 1887 a China reconheceu oficialmente a soberania e a ocupação portuguesa de Macau, por meio do "Tratado de Amizade Sino-Português". Em 1987, após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China, os dois países acordaram que Macau voltaria para a soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999. Atualmente, Macau apresenta um grande e acelerado crescimento econômico, baseado no acentuado desenvolvimento do setor do jogo e do turismo.
 Macau mantém uma combinação harmoniosa entre a Cultura Chinesa e a Portuguesa na arquitetura da cidade, na arte, na religião, nas tradições, na comida e na própria comunidade. Em 2005, o Centro Histórico de Macau foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO baseado nas suas características histórico-culturais únicas. 
   Logo que cheguei na cidade e encontrei as placas escritas em português, me senti um pouco no Brasil. Que saudade!!!!

 Arco da Porta do Cerco, erguido em 1870.

   Ao chegar, fomos visitar o Largo do Senado, o coração simbólico de Macau com numerosos edifícios coloniais, como o Leal Senado e a Santa Casa de Misericórdia. Nesse local também existem muitas lojas e alguns restaurantes.
Largo do Senado
 Santa Casa da Misericórdia
Informações em português
 Igreja de São Domingos, fundada em 1587
   As Ruínas de São Paulo são as ruínas da antiga Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo, importante complexo do século XVI destruído por um incêndio em 1835. A antiga Igreja da Madre de Deus, o Colégio de S. Paulo e a Fortaleza do Monte foram construídos pelos jesuítas. Tudo o que resta da maior e mais bela das Igrejas de Macau é a imponente fachada de granito e a escadaria monumental de 68 degraus. 
Ruínas de São Paulo
 Ruínas de São Paulo
     Ruínas de São Paulo 



Fortaleza do Monte
 Museu de Macau
Museu de Macau - Sala Chinesa
 Museu de Macau
 Museu de Macau
 Museu de Macau
 Museu de Macau
Museu de Macau

Um comentário: