Kaiping localiza-se na província de Guangdong, sendo administrada pela cidade que moramos, Jiangmen. Como fica a mais ou menos uns 70 Km da nossa casa, resolvemos passar um final de semana e conhecer os famosos Dialou.
Dialou são casas com vários andares parecidas com torres de fortificação construídas durante as décadas de 1920 e 1930, quando haviam mais de três mil dessas estruturas. Hoje, existem cerca de 1.833 diaolou em Kaiping. Essas casas foram construídas por chineses que voltaram para o país após trabalharem no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Como resultado, muitos diaolou incorporaram características arquitetônicas da China e do Ocidente.
As casas foram construídos com pedra, terra compactada, tijolos ou concreto. As janelas e portas são muito estreitas e pequenas e todas possuem torres de vigia no piso superior, que proporcionam excelentes vistas sobre a área ao redor. Na época, isso era importante para proteger os moradores contra intrusão e incursões de bandidos locais.
Ficamos hospedados em um hotel na cidade de Kaiping de frente para o rio, que fica iluminado e muito bonito a noite. As vilas onde ficam o Dialou são distantes da cidade e para visitar a primeira pegamos um ônibus local e demoramos uns 40 minutos para chegar. Coisas que só acontecem na China, o motorista parou no posto de gasolina para abastecer. Valeu uma foto!!!
Hotel em Kaiping
Ônibus da cidade
A primeira vila que visitamos foi a Zili, localizada a 11 Km da cidade de Kaiping. Esta vila possui 15 diaolou bem preservados, porém somente alguns são liberados para visitação.
Entrada da vila
Vila Zili
Porta da casa
O Mingshi Lou foi construído como um Diaolou residencial por Fang Runwen, que viveu em Chicago e retornou para a China em 1925. Localizado dentro de um pátio fechado, o Mingshi Lou é composto por seis andares. No último andar, possui um pavilhão hexagonal com estilo chinês, mas com colunas de estilo europeu.
Mingshi Lou
Mingshi Lou
Mingshi Lou
Saímos da Vila Zili e pegamos um tuc-tuc até o Jardim Liyuan.
O jardim Liyuan é um jardim privado, construído por Mr. Xie Weili, um chinês que retornou dos Estados Unidos. Sua construção teve início em 1926, sendo finalizado após 10 anos, em 1936. O Jardim Liyuan é um dos quatro mais famosos da província de Guangdong. Todo o jardim ocupa uma área de 19.600 metros quadrados, sendo famoso pela combinação perfeita do estilo arquitetônico modernista ocidental do período e o paisagismo tradicional da China.
Na entrada do jardim existe um belo museu que conta a história do mesmo e também dos Dialou da região.
Museu
Museu
Pequenas casas localizadas antes da entrada do jardim
Entrada principal do Jardim
Casa do Jardim Liyuan
Mr. Xie Weili
Mr. Xie Weili e sua esposa
Casa do Jardim Liyuan
Casa do Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Casal de chineses tirando fotos no jardim
Casal de chineses tirando fotos no jardim
Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Finalizamos pelo Jardim Liyuan esse dia maravilhoso!!!!
Que lugar lindo! Adorei tudo!!
ResponderExcluirBeijocas!!!
Beijos!!!!
ResponderExcluir