segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Festival Qixi - Dia dos namorados na China

 No último sábado, dia 2 de Agosto, foi comemorado o Festival Qixi. Também chamado de "noite do sete", pois ocorre sempre no sétimo dia do sétimo mês lunar, a data costuma cair em Agosto. O festival originou-se de uma lenda romântica do casal Niu Lang e Zhi Nu. Qixi é comemorado como o dia do amor há mais de 2600 anos, desde a Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C).
 Reza uma lenda que um Imperador Celestial tinha sete belas filhas, sendo que a mais nova, chamada Zhi Nu, era a mais bonita e bondosa, cujo talento era ser uma excelente tecedeira. Zhi Nu tinha uma vida muito solitária, certa vez foi passear pelo mundo dos seres humanos e sentiu-se atraída pela beleza da Terra. Ela resolveu chamar suas irmãs para descer à Terra, onde poderiam banhar-se num rio de águas límpidas. Neste dia, um pobre jovem vaqueiro chamado Niu Lang,  deparou-se com as jovens mergulhadas nas águas, divertindo-se alegremente. Zhi Nu foi a que mais chamou a atenção do rapaz, por ser a mais encantadora. Zhi Nu logo se apaixonou por Niu Lang e eles se casaram sem o conhecimento do Imperador. Eles viviam felizes e tiveram dois filhos. Mas o Imperador ficou furioso quando descobriu que Zhi Nu tinha se casado com um mero mortal e ordenou que ela voltasse para o céu. Niu Lang voou para o céu atrás de Zhi Nu, porém o Imperador Celestial criou um grande rio celeste que os separou. Zhi Nu desinteressou-se pela tecelagem e Niu Lang não se afastava da margem do rio na esperança de encontrar sua amada. Diante de tal amor, o Imperador Celestial viu-se no dever de lhes dar uma concessão e decidiu que deixaria Niu Lang e Zhi Nu se verem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar. Nesse dia, uma ponte provisória é construída sobre o rio permitindo que Niu Lang e seus filhos se encontrem com Zhi Nu. Segundo a lenda, na madrugada deste dia cai sempre uma chuva miúda formada pelas lágrimas de Zhi Nu que correm ao se separar de sua família.  Dentre os costumes desse festival, o mais comum, é o das mulheres rezarem para Zhi Nu para ter mãos hábeis para costura e para conseguir um bom marido. 
Pintura de Zhi Nu e Niu Lang (longo corredor - Palácio de Verão)
 Apesar da bela história, nas cidades chinesas, o Dia dos Namorados ocidental (Valentine's Day - 14 de Fevereiro) é mais divulgado e celebrado do que o Festival Qixi, principalmente com propagandas e promoções pelo comércio. Na minha cidade, só encontrei lojas de joias fazendo anuncio e promoções para o dia.
                          Loja de Joias
 Loja de Joias
 Li em um jornal do Brasil, que um comerciante de frutas chinês pensando no Festival Qixi, teve a ideia de vender pêssegos vestidos com lingerie. 
(http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/08/01/interna_mundo,440359/chineses-vendem-pessegos-vestidos-com-lingerie-para-o-dia-dos-namorados.shtml)
Presente para o Dia dos Namorados
Outros Presentes
  Mas para mim uma coisa é certa, o importante é celebrar o AMOR sempre, não importa o dia!!!! 
  E para quem quiser falar EU TE AMO em mandarim:

Wǒ ài nǐ


我爱你








Um comentário:

  1. Gosto sempre de ler. Sempre me informando dosa costumes destes povos tão distantes e tão sábios.
    Tenha um bom mês, e aproveite para namorar bastante.
    BJS

    ResponderExcluir