segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Kaiping

  Kaiping localiza-se na província de Guangdong, sendo administrada pela cidade que moramos, Jiangmen. Como fica a mais ou menos uns 70 Km da nossa casa, resolvemos passar um final de semana e conhecer os famosos Dialou.
 Dialou são casas com vários andares parecidas com torres de fortificação construídas durante as décadas de 1920 e 1930, quando haviam mais de três mil dessas estruturas. Hoje, existem cerca de 1.833 diaolou em Kaiping. Essas casas foram construídas por chineses que voltaram para o país após trabalharem no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Como resultado, muitos diaolou incorporaram características arquitetônicas da China e do Ocidente. 
 As casas foram construídos com pedra, terra compactada, tijolos ou concreto. As janelas e portas são muito estreitas e pequenas e todas possuem torres de vigia no piso superior, que proporcionam excelentes vistas sobre a área ao redor. Na época, isso era importante para proteger os moradores contra intrusão e incursões de bandidos locais. 
 Ficamos hospedados em um hotel na cidade de Kaiping de frente para o rio, que fica iluminado e muito bonito a noite. As vilas onde ficam o Dialou são distantes da cidade e para visitar a primeira pegamos um ônibus local e demoramos uns 40 minutos para chegar. Coisas que só acontecem na China, o motorista parou no posto de gasolina para abastecer. Valeu uma foto!!!
Hotel em Kaiping
Ônibus da cidade
 A primeira vila que visitamos foi a Zili, localizada a 11 Km da cidade de Kaiping. Esta vila possui 15 diaolou bem preservados, porém somente alguns são liberados para visitação. 
Entrada da vila
Barracas de venda na entrada da vila
Vila Zili
Porta da casa
Vila Zili
Dialou
O Mingshi Lou foi construído como um Diaolou residencial por Fang Runwen,  que viveu em Chicago e retornou para a China em 1925. Localizado dentro de um pátio fechado, o Mingshi Lou é composto por seis andares. No último andar, possui um pavilhão hexagonal com estilo chinês, mas com colunas de estilo europeu.
Mingshi Lou
Mingshi Lou
Mingshi Lou
 Mingshi Lou
No último andar do Mingshi Lou
Vila Zili
 Vila Zili
  Saímos da Vila Zili e pegamos um tuc-tuc até o Jardim Liyuan. 

 O jardim Liyuan é um jardim privado, construído por Mr. Xie Weili, um chinês que retornou dos Estados Unidos. Sua construção teve início em 1926, sendo finalizado após 10 anos, em 1936. O Jardim Liyuan é um dos quatro mais famosos da província de Guangdong. Todo o jardim ocupa uma área de 19.600 metros quadrados, sendo famoso pela combinação perfeita do estilo arquitetônico modernista ocidental do período e o paisagismo tradicional da China.
 Na entrada do jardim existe um belo museu que conta a história do mesmo e também dos Dialou da região.
Museu
 Museu
Pequenas casas localizadas antes da entrada do jardim
Entrada principal do Jardim 
Casa do Jardim Liyuan

 Mr. Xie Weili
 Mr. Xie Weili e sua esposa
Casa do Jardim Liyuan
Casa do Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Casal de chineses tirando fotos no jardim
 Casal de chineses tirando fotos no jardim
  Jardim Liyuan
 Jardim Liyuan
 Jardim Liyuan
Jardim Liyuan
Jardim Liyuan


  Finalizamos pelo Jardim Liyuan esse dia maravilhoso!!!!









quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TAOBAO - Compras online na China

 Taobao (chinês simplificado: 淘宝网; pinyin: Táobǎo Wǎng) é um site chinês para compras pela internet (www.taobao.com) semelhante ao eBay e Amazon (ambos americanos), o qual é operado na China pelo Grupo Alibaba. Fundado em 2003, o Taobao é um dos 10 sites mais visitados do mundo. A maioria dos produtos são novos e vendidos a preços fixos. Os compradores podem verificar a qualidade dos produtos e das lojas por informações disponíveis no site, como avaliações, comentários e reclamações.
 Descobrimos esse site e passamos a utilizá-lo muito, pois além de vender tudo o que podemos imaginar, a qualidade do serviço é excelente. Como moramos numa cidade do "interior", certos produtos são difíceis de encontrar, como por exemplo um removedor de manchas (Vanish), que conseguimos comprar no Taobao. Já compramos feijão, aipim, maionese. Mas é claro que aproveitamos para comprar também roupas, que são muito mais baratas que nas lojas. Esses dias fiquei muito feliz, pois procurando uma caixa de joias encontrei uma de Pingyao. Quando fui lá me arrependi muito de não ter comprado e achei no Taobao!!! Ela chegou e é linda.
 O site do Taobao é todo em mandarim, porém usamos o serviço de tradução simultânea. Quando queremos procurar algo, colocamos no tradutor do inglês para o chinês e depois colamos no site o ideograma. O Taobao possui um chat próprio que você pode utilizar para conversar com o vendedor e fazer reclamações. 
 E a entrega??? Esse é um capítulo a parte, risos. Quando começamos a comprar foi complicado, isso porque a maioria dos entregadores ligam para o seu celular para você ir buscar a encomenda na portaria do prédio. Somente um serviço de entrega especial leva em casa, mas isso depende de qual o vendedor contratou. Geralmente, quando são coisas mais caras esse serviço é contratado pelo vendedor. No começo, os vendedores ligavam e não entendíamos nada. Agora está mais fácil, pois já sabemos a palavra mágica que significa entrega (快递 / Kuàidì) e também acabei conhecendo a maioria dos entregadores. 
 Outra coisa boa que devo reconhecer do Taobao é a rapidez e a qualidade da entrega. Já comprei produtos num dia de tarde que chegaram no outro dia pela manhã. Apesar das fotos abaixo, os produtos chegam perfeitos. Caso tenha algum problema, é só reclamar com o vendedor. Eu sempre tive muito preconceito e receio de fazer compras pela internet, porém o Taobao me conquistou.
Uma das entregas e nosso endereço em mandarim.
 Outra entrega
 É incrível como eles se entendem 

Entrega do Taobao

Cada um pega o seu, risos...



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Último dia em Macau

  Pela manhã fomos conhecer as ilhas de Macau, Coloane e Taipa. Coloane é uma antiga vila, inicialmente de pescadores e um porto tradicional para o comércio da província de Guangdong, nas dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1636 -1911). Com uma área de 7,6 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 4.300 habitantes, Coloane desfruta de um ar muito fresco, pois ainda não foi afetada pelas atividades de construção e desenvolvimento. 
 Chegando em Coloane, logo na entrada da vila, fica a famosa padaria LORD STOW’S, que vende o delicioso Pastel de Belém. É claro que paramos para conferir!!!!
 Em uma praça muito bonita encontra-se a Capela de São Francisco Xavier, construída em 1928.  Esta capela segue o estilo barroco das principais igrejas de Macau, com a fachada amarela e branca, janelas ovais e campanário.
 Capela de São Francisco Xavier
Capela de São Francisco Xavier
Placas das ruas em chinês e português
Coloane
Coloane
Coloane
 Paramos para almoçar em um restaurante português, chamado Fernando, na praia de Hác Sá, em Coloane. Para nossa surpresa, pela primeira vez em Macau, conhecemos alguém que falava português. Como o Igor estava com a camisa do Brasil, logo que entramos no restaurante o dono nos recebeu falando português. 
Praia de Hác Sá, Coloane
 Praia de Hác Sá, Coloane 
Praia de Hác Sá, Coloane 
Restaurante Fernando , Coloane
Restaurante Fernando , Coloane
  A próxima parada foi na Ilha de Taipa, que possui 6,5  km². Os Portugueses chegaram a esta ilha em 1851, ocuparam-na, sendo incorporada na colônia de Macau. Taipa é conectada à península de Macau por 3 pontes, sendo estas a Ponte Governador Nobre de Carvalho, Ponte da Amizade e Ponte Sai Van. Esta ilha sempre foi pouco povoada, porém esta situação mudou em Outubro de 1974, quando a Ponte Governador Nobre de Carvalho foi concluída. A partir desta data, a ilha experimentou, e continua a experimentar, um grande desenvolvimento e aumento substancial de população. Hoje é uma grande área residencial. Na ilha da Taipa encontram-se o Terminal Marítimo, o Aeroporto Internacional de Macau, a Universidade de Macau, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, o centro de tratamento de resíduos de Macau, bem como várias fábricas.
Entrada da vila
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  As Casas-Museu da Taipa constituem uma vila típica da arquitetura macaense de matriz portuguesa, de tom esverdeado, sendo consideradas uma das relíquias patrimoniais e culturais das Ilhas. Estas casas foram construídas em 1921 e serviam de residência dos funcionários superiores das ilhas, nomeadamente famílias macaenses. Em finais dos anos 90, foram alvo de profundas obras de restauro, transformando-as em museus.
Casas-Museu da Taipa
 Casas-Museu da Taipa
 Para finalizar o passeio, pegamos um teleférico para chegar até a Fortaleza da Guia. Esta fortificação foi concluída em 1622 e ocupa todo o cume do Monte da Guia, a elevação mais alta de Macau. Era usada para defender a fronteira com a China mas, devido à sua localização, com vista sobre toda a cidade, foi um importante ponto de vigia. Hoje em dia o seu destaque é o farol, construído em 1864 e o mais antigo em toda a costa da China. Perto do farol fica a capela da Guia, onde se encontra uma imagem da Virgem Maria, alguns quadros antigos e vestígios de pinturas datadas da sua construção, em 1622. 
Teleférico - Fortaleza da Guia
 Fortaleza da Guia
 Fortaleza da Guia
Farol e Capela da Guia
 Capela da Guia