quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Raja Ampat

 O arquipélago de Raja Ampat fica no coração do que se chama o triângulo dos corais, entre a Indonésia, Filipinas e Papua Nova Guiné. Suas principais ilhas são Missol, Salawati, Batanta e Waigeo, formando 40 mil Km² de pura beleza natural. Ainda desconhecido de muitos, esse destino é super indicado para os amantes de mergulhos, pois é um dos poucos locais em que você pode ver toda a variedade de vida marinha. Com mais de 550 corais, o lugar tem cerca de 700 tipos de moluscos e mais de 1.400 espécies de peixes, com algumas áreas apresentando enormes cardumes. E tudo é tão perfeito que a temperatura da água é de 29 graus!!! Lembrando que, a melhor época para mergulhar na Indonésia, em geral, é entre Abril e Dezembro, já que a temporada de chuva ocorre entre Janeiro e Março em muitas localidades.
 Para chegar neste paraíso, não foi nada fácil. Pegamos um voo do aeroporto de  Makassar (Tana Toraja) até Sorong, que durou 2 horas e 15 minutos. Em Sorong, embarcamos num ferry que demorou quase 3 horas para chegar em Waisai, a ilha de partida para o local em que iríamos nos hospedar.  Ao chegar em Waisai, deve-se pagar a taxa de preservação do Parque Marinho de Raja Ampat que custa em torno de 100 dólares e tem validade para um ano. 
                           
                            Pier de Waisai
 As hospedagens em Raja Ampat são poucas e muito caras, com um predomínio de resorts de luxo. Pesquisamos bastante e encontramos um site chamado Stay Raja Ampat que além de dar todas as dicas do lugar, oferece acomodações do tipo "homestay", com um preço bem acessível. Essas Homestays foram construídas nas propriedades de cada família, localizadas numa ilha particular. A maioria das hospedagens oferecem casas de madeira e sapé, do tipo bangalôs, cabanas ou mesmo barracas de praia. No site é explicado que as acomodação são básicas e as instalações e serviços tidos como certos em muitos destinos de férias são geralmente indisponíveis, como por exemplo, ar condicionado, internet, serviço de quarto, banheiro privativo, restaurantes. Existem mais de 40 homestays em Raja Ampat, porém somente 7 possuem centro de mergulho. Após muita pesquisa, escolhemos o Koranu Fyak Bungalows, localizado na ilha Kri, que fica 40 minutos de barco de Waisai. Para resumir, demoramos 5 horas e 40 minutos para chegar neste lugar incrível.

Chegando na "nossa ilha"
Chegando na "nossa ilha"
Chegando na "nossa ilha"

Entrada da Homestay
 Tenho que confessar que não foram fáceis as duas noites que passamos lá. Sentimos muito calor na hora de dormir, além do pouco conforto. 
Nossa cabana
Nossa cabana
 Como na ilha só existe eletricidade das 19 horas até as 23 horas, não existe geladeira e as refeições são a base de peixes, legumes e arroz. Para o café da manhã tinha pão, café, leite em pó e fruta.
Homestay
 "Nossa ilha"
 "Nossa ilha"
 "Nossa ilha"

       No próximo post conto como foram os mergulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário