Tiramos um dia para visitar Ayutthaya, cidade que foi fundada em 1350 pelo rei U-Thong transformando-a na capital do seu reino, conhecido como Reino de Sião. Ayutthaya foi uma das maiores e mais ricas cidades da Ásia, devido, em grande parte, ao seu importante porto marítimo. O reino manteve ininterruptamente um regime monárquico, ao longo de 400 anos, com 34 reinados. Em 1767, a cidade foi destruída pelo exército birmanês e seus habitantes foram obrigados a abandoná-la. Em 1769, o General Phraya Taksin reuniu os exércitos Thai, conseguiu expulsar os birmaneses e proclamou-se rei. Os constantes desentendimentos com os seus ministros provocaram a sua destituição. Em 1782, com a proclamação de um novo rei, também ele general, Chao Phraya Chakri, iniciou-se uma das mais famosas dinastias, a Chakri e a capital foi transferida para Bangkok. A cidade nunca foi reconstruída no mesmo local e permanece hoje como um grande sítio arqueológico, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Para chegar até Ayutthaya, que fica uns 80 km de Bangkok, a forma mais barata é ir de trem. A viagem demora umas 3 horas e meia, pois o trem para diversas vezes e anda muito devagar. Vale destacar que o trem possui somente alguns ventiladores funcionando e o calor incomodou um pouco.
Trem para Ayutthaya
Quando chegamos na estação de Ayutthaya fechamos um tour com um motorista local e foi uma ótima opção, pois conseguimos conhecer os principais templos da cidade.
1- Wat Yai Chaia Mongkol
Este é um belíssimo Templo do século 13 e seu nome significa grande mosteiro de sorte vitória, em referência a uma vitória do povo tailandês para o povo birmanês.
Wat Yai Chaia Mongkol
Wat Yai Chaia Mongkol
Wat Yai Chaia Mongkol
Wat Yai Chaia Mongkol
Buda reclinado de 62 metros no Wat Yai Chaia Mongkol
Buda reclinado de 62 metros no Wat Yai Chaia Mongkol
2- Wat Mahathat
Neste local, pode-se observar as imensas ruínas de um dos principais templos da cidade antiga. Este templo é famoso pela cabeça de um Buda que, não se sabe como, se encontra entre as raízes de uma árvore.
Wat Mahathat
Wat Mahathat
Wat Mahathat
Wat Mahathat
Wat Mahathat
3- Wat Phramongkhon Bophit
Dentro deste templo encontra-se uma enorme estátua de Buda de bronze, uma das maiores da Tailândia.
Wat Phramongkhon Bophit
Wat Phramongkhon Bophit
Wat Phramongkhon Bophit
4- Wat Lokayasutharam
Este enorme Buda reclinado, chamado de Phra Bhuddhasaiyart, possui 37 metros de comprimento e 8 metros de altura. Sua cabeça repousa sobre uma flor de lótus e ele foi construído de tijolos e cimento.
Uma curiosidade: este Buda aparece em uma das fases do jogo Street Fighter.
Wat Lokayasutharam
Wat Lokayasutharam
Buda no Street Fighter
5- Wat Phra Si Sanphet
Este local, construído em 1499, era utilizado para cerimônias e para armazenar relíquias reais. Acredita-se que nos três chedis ou stupas foram colocadas as cinzas de três Reis: Rei Trailok, Rei Borom Ratchathirat III e Rei Rama Thibodi II, bem como relíquias de Buda.
Três Chedis no Wat Phra Si Sanphet
Wat Phra Si Sanphet
Wat Phra Si Sanphet
6- Wat Ratchaburana
Wat Ratchaburana foi construído pelo rei Borom Ratchathirat II no lugar onde seus dois irmãos morreram durante uma luta pelo trono de Ayutthaya.
Lugarzinho Misterioso!!!!
ResponderExcluirMais aprendizado através de belíssimas histórias!!!!
Quanta beleza, haja Buda......
ResponderExcluir