domingo, 29 de junho de 2014

XI'AN - Parte 2

  A primeira visita do dia foi na Vila Neolítica Banpo, um sítio arqueológico com mais de 6 mil anos. Este local foi descoberto em 1953, sendo  transformado em um museu em 1958. No museu é possível observar a fundação das casas, as ferramentas utilizadas naquela época (feitas principalmente de madeira e pedra) e entender um pouco a maneira como essa comunidade primitiva vivia. As casas eram circulares, construídas de barro e madeira com telhados de palha. No centro do povoado havia uma casa maior cercada por outras casas menores, mostrando a existência de alguma hierarquia social. Há indícios de que se tratava de uma sociedade estritamente matriarcal, onde o papel da mulher se sobrepunha ao do homem em diversos aspectos. Foi encontrado próximo as casas uma espécie de cemitério com ossadas com diferentes características que ajudaram os pesquisadores nas teorias sobre a cultura desse povo. 
Vila Neolítica Banpo
Vila Neolítica Banpo
 Vila Neolítica Banpo
 Vila Neolítica Banpo
  Uma pena que estava chovendo, pois visitamos um lugar que ficaria mais bonito e  interessante num belo dia de Sol. Estou falando do Huaqing, um palácio de águas termais, famoso por sua paisagem e pela história de amor do imperador Xuanzong (685-762) com sua concubina Yang Guifei, durante a Dinastia Tang (618-907). 
Entrada do Huaqing
  Entrada do Huaqing
  Abaixo a estátua em mármore de Yang Guifei, reconhecida como uma das quatro mulheres mais bonitas da China Antiga.
Yang Guifei
  Entramos em um dos edifícios do Palácio e assistimos um belo vídeo que conta a história do lugar e do romance entre o Imperador e a Yang Guifei.

 Visitamos ainda, os pavilhões onde estão localizadas as cinco piscinas imperiais chamadas Lótus, Haitang, Shangshi, Estrela e Príncipe. A piscina Lótus era para o banho dos imperadores, a Haitang  foi destinada para as concubinas e a piscina Shangshi foi designada para os funcionários. A piscina Estrela não possuía teto e nenhuma parede ao redor, sendo possível observar a beleza de Yang Guifei ao tomar banho.
Piscinas Imperiais
 Piscinas Imperiais

 No final do dia fomos conhecer o Bairro Muçulmano, um lugar bastante interessante com muitas lojas, barraquinhas, pessoas, motos, ou seja, uma grande confusão.  De acordo com a história, diplomáticos estrangeiros e comerciantes viveram neste local, em seguida, eles se casaram e tiveram filhos, aumentando a população. Este bairro é habitado por mais de 20 mil muçulmanos, sendo a maioria descendentes desses imigrantes. Eles mantém a sua própria cultura e tradições até hoje, mesmo em uma sociedade moderna. 
 As principais atrações do bairro são as comidas muçulmanas, como o pão  de carne de cordeiro, sopa de cordeiro com macarrão, conservas de carne, biscoitos, legumes, doces e frutas. Vimos uma barraca lotada e resolvemos provar esse pão. Eu não gostei muito, achei o tempero muito forte. 
Bairro Muçulmano
 Bairro Muçulmano/ Pão com carne
Bairro Muçulmano
 Bairro Muçulmano
 Bairro Muçulmano
 Bairro Muçulmano 
 Andamos muito pelo bairro e nos perdemos no meio de tanta gente. Como estávamos muito cansados e só passava tuc-tuc, acabamos voltando para o hotel com ele. Quando chegamos, pedi para tirar uma foto com o motorista. Olha que figura!!!!! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário