segunda-feira, 2 de junho de 2014

Almoçando na China

 Como quase não falei sobre comida chinesa no blog, resolvi abordar rapidinho esse assunto. Eu sempre esqueço de fotografar os pratos, pois quase sempre estamos famintos quando a comida chega.  Hoje saímos para almoçar na rua e, finalmente, tirei algumas fotos.
 Almoçar em um restaurante chinês não é uma tarefa fácil, pois raríssimos são os que possuem cardápio em inglês. É engraçado que quando eles possuem o cardápio em inglês, na maioria das vezes, as opções são menores do que a do cardápio em mandarim.  Uma opção é procurar restaurantes que contenham fotos dos pratos e tentar a sorte, porque nem sempre a comida é parecida com a foto. Apesar das dificuldades, já conhecemos alguns bons restaurantes por aqui e ainda quero conhecer mais. Um que gostamos muito é de alguns chineses muçulmanos, lá a comida é deliciosa. 
 Os muçulmanos de etnia chinesa são chamados de Hui,  sendo um dos 56 grupos étnicos oficialmente reconhecidos na China. Sua culinária é fortemente influenciada pela de Pequim, com quase todos os métodos de cozimento idênticos, sendo diferentes em alguns fatores devido às restrições religiosas. Um  exemplo, é não possuir carne de porco no cardápio, uma das mais consumidas pela população chinesa. Alguns pratos famosos dessa culinária são:
1- Lāmiàn ou 拉麵 é um prato de macarrão, geralmente servido com carne, mas às vezes frito  e servido com um molho de tomate. Literalmente, 拉(LA) significa puxar ou esticar, enquanto 面(Mian) significa macarrão. A massa deve ser esticada repetidamente para produzir um único macarrão comprido.

2- Sopa de macarrão com carne: é composto por carne cozida, caldo de carne, legumes e macarrão de trigo. Ela foi criada pelo povo Hui durante a dinastia Tang da China. Eu adoro essa sopa!

3- Chuanr:  originários da província de Xinjiang, são pequenos pedaços de carne em espetos assados ​​no carvão ou, às vezes, no calor elétrico. Pode ser classificado como um tipo de kebab. Chuanr era tradicionalmente feito de cordeiro, que ainda é o mais comum, mas agora também é feito com frango, carne bovina e vários tipos de frutos do mar.

4- Suan cai: é um repolho usado em vários pratos da culinária chinesa. Na culinária islâmica é um dos ingredientes da sopa de macarrão com carne.

5- Nang: é um tipo de pão redondo, coberto com gergelim. 

  Abaixo fotos do restaurante.
 CARDÁPIO
Algumas fotos dos pratos
Sopa de caldo de frango servida de cortesia
ARROZ TRADICIONAL CHINÊS 
Foto do prato e o prato real (bem parecido)

2 comentários:

  1. Os chineses que conheci geralmente eram mal educados. Foi um lá em casa que peguei ele escovando os dentes na pia da cozinha, quase morri, outro fumava e comia ao mesmo tempo, e a aparência de alguns não eram tão limpinhos. Embora também apareceram outros por aqui impecáveis.
    Eles também comem fazendo muito barulho.
    O Aécio fala que a comida chinesa daqui, nada tem haver com a daí.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abordei um pouco esse assunto na postagem "Cinco dias em Pequim", no dia 29/04/14. Em relação a comida, tio Aécio tem toda razão.

      Excluir