sábado, 22 de fevereiro de 2014

ANO NOVO CHINÊS

2014 - O ANO DO CAVALO
Diferentemente do ocidente, o ano novo aqui na China foi celebrado na noite de 30 para 31 de Janeiro. Isto porque a China segue um calendário lunissolar, ou seja, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Muito complicado!!!
Eles relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Buda, em agradecimento, transformou os doze que se apresentaram nos signos da Astrologia chinesa. Os doze animais são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Desta forma, como 2013 foi o ano da cobra, 2014 será o ano do cavalo. 

Além da data de comemoração, existem outras diferenças quando comparamos com o nosso feriado. O ano novo chinês é considerado o mais importante do país e ele dura 15 dias. Ele é uma festa familiar, onde nessa época a China possui a maior migração do mundo, devido a quantidade de chineses que voltam para sua cidade natal. Pode-se dizer que esta festa se equivale ao nosso Natal, onde, na maioria das vezes, passamos com nossas famílias.
É interessante relatar os costumes que observei durante estes dias. Lojas, restaurantes e hotéis decoram seus estabelecimentos com muito vermelho e dourado, pois são as cores da fortuna e da sorte.

No jantar em família, entre os itens que não podem faltar estão o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas que são chamadas de laranjas da sorte e um prato feito com arroz representando a prosperidade. Eles comemoram com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.
Outro costume é o de oferecer envelopes vermelhos com dinheiro para as crianças mais jovens da família. Antes de receber o envelope a criança deseja feliz ano novo, saúde e boa sorte. Os envelopes são mantidos fechados sob o travesseiro durante sete dias após a ano novo porque dormir sobre o envelope simboliza boa sorte e fortuna. Além dos envelopes, comidas, doces, chocolates ou algum presente singelo, são trocados entre amigos e parentes.
E os fogos de artifício??? É impressionante a quantidade de barracas vendendo fogos, praticamente uma do lado da outra. Cada um compra o seu e solta pela rua. Eles acreditam que sotando fogos irão espantar os espíritos malignos, além da diversão, é claro.
Independente de ser o ano do dragão, ele também é usado nas comemorações. Ele é considerado o símbolo do imperador e representa força, poder e capacidade. Os chineses dançam a dança do dragão pelas ruas.






Nós passamos a virada do ano em Guilin e, andando pelas ruas, vimos muitas famílias reunidas na porta de suas casas e muita gente soltando os fogos de artifício nas calçadas. Quase não havia gente pelas ruas. Vimos também alguns fogos no céu, como os da foto abaixo. 
Pessoal, contei o que eu vi e estudei um pouco, mas com certeza não falei tudo, afinal são 15 dias de comemoração. 
Desejo que o ano do cavalo seja maravilhoso para todos nós!!!! 


Xīn nián kuài lè 
新年快乐

(Feliz Ano Novo)



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Rè (热) Shuǐ (水)

Dei uma pausa nas postagens da viagem para contar um hábito dos chineses, que é o de beber água (Shuǐ) quente (Rè) ou a temperatura ambiente. Quando chega-se em um restaurante, a primeira coisa que oferecem, mesmo sem você pedir, é uma jarra de água quente ou uma de chá (sobre o chá falarei depois). No frio é até agradável beber um líquido quente, mas água quente é difícil de encarar.
Fui pesquisar sobre o assunto e encontrei algumas respostas para esse costume. Eles acreditam que líquidos frios irão causar indigestão quando misturados com as refeições que estão quentes. Ou seja, nós devemos tomar água na mesma temperatura do nosso corpo. Outro motivo é pela necessidade de ferver a água para retirar as impurezas. Ou só falam: "é bom para saúde". Acreditem, em alguns restaurantes não têm água gelada para vender!!!! Risos.
Foi engraçado o que aconteceu comigo. Eu tinha chegado há dois dias quando fomos viajar para Guilin e, no aeroporto, estava muito calor. Aí eu vi um bebedouro e fui pegar uma água. Como tinha a opção fria fiquei toda feliz, mas quando coloquei a água na boca ela estava quente!!!! Eu não reparei que aparecia a temperatura da água. A opção fria era de 33 graus e a opção quente de 99 graus! Aí tive que tirar uma foto.











quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Guilin - Parte 2

Ainda em Guilin, conhecemos a Montanha da Tromba do Elefante (chinês: 象鼻山, pinyin: Xiangbi Shan), que é considerada a mais famosa formação rochosa da cidade. Ela possui esse nome, pois lembra a forma de um elefante bebendo água no adjacente do Rio Li.  Perto da montanha foi construído um parque bem bonito, onde pode-se subir e admirar a beleza do local.



Visitamos também os Pagodes gêmeos do Sol e da Lua, templos budistas, localizados no lago Banyan. Existe um túnel subaquático de 18 metros que liga os dois pagodes. São muito bonitos por fora e por dentro. Fomos conferir os pagodes também durante a noite, pois o guia falou que ficavam bonitos acessos.  Foi um passeio maravilhoso, em um lugar lindo e calmo, que me trouxe muita paz. 




Depois do passeio, porque ninguém é de ferro e cansada de comida chinesa, fomos comer pizza em um pub bem legal. Escrevendo isso, lembrei de comentar a minha impressão desta cidade, que é considerada uma cidade do interior. Vimos uma cidade bem organizada, bonita, iluminada, preparada para o turismo. Vale muito a pena conhecer.

OBS: Observem a Bandeira do Brasil no fundo da foto.



Guilin - 29 de Janeiro de 2014

Esta cidade está situada em uma das regiões de maior beleza natural e charme da China. Está localizada na região autônoma de Zhuang, província de Guangxi. A cidade é famosa pelas formações rochosas, seus picos e cavernas, que originaram-se da erosão profunda de um platô de calcário, ao longo de milhões de anos. Guilin está localizada na margem oeste do Rio Li, tendo a imagem de suas montanhas pontiagudas estampada na nota de 20 Yuan.


Começamos o passeio pela cidade visitando a montanha Yao, a mais alta de Guilin, com uma altitude de 903 metros. Subimos a montanha de teleférico, aquele que é de cadeira. Nem preciso falar que morri de medo. Como o tempo não estava bom, não conseguimos aproveitar muito a vista, que dizem que é linda. 




E na descida... Ao invés de descermos de teleférico, encaramos a aventura de descer com um carrinho de trenó. Não tive coragem de descer rápido, mas o Igor com certeza teve. Ele adorou.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Huangluo Yao Village - Vila dos cabelos longos (28/01/14)


A tradição mais notável deste povo é o comprimento do cabelo das mulheres, que se mantêm vinculados sobre as suas cabeças e, por vezes, coberto por um lenço. Elas fizeram o lugar onde vivem (margem do Rio Jinjiang/ Guangxi) entrar no livro dos Recordes como a aldeia que tem a maior quantidade de mulheres com cabelos longos do mundo. 
Elas cortam o cabelo apenas 1 vez na vida quando estão com 16-18 anos, sendo consideradas prontas para casar e levar a vida adulta. O cabelo é dado para sua avó para que ela confeccione um tipo de capacete que será usado para sempre como adorno. Acredita-se que isso traz longevidade, riqueza e boa sorte.
Os cabelos, enrolados de uma forma peculiar são lavados no rio durante o Verão e o Outono. Eles são tão importantes e simbólicos que, antigamente, só os maridos e os filhos podiam ver sem estarem protegidos por um lenço. Atualmente, as mulheres os exibem publicamente, fazendo disso uma atração turística e uma forma de ganhar dinheiro. Elas cobram para soltarem os cabelos para uma foto.








quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sanjiang - 28 de Janeiro de 2014

Situada no rio Rongshui, hoje visitamos Sanjiang. Ela é a principal cidade de uma região central para a comunidade dong, que tem uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas e veste trajes azul índigo. A arquitetura típica, com casas de madeira, torres e pontes, pode ser vista nas vilas das montanhas ao norte.
As vilas mais acessíveis ficam em Chengyang, na margem do rio Linxi, onde visitamos a Chengyang Wind and Rain Bridge. É uma ponte coberta,construída em 1916, que possui 78 metros de extensão. Estas pontes, além do aspecto funcional, atuam como santuários para espíritos dos rios. Muito bonita e conservada.


Chengyang Wind and Rain Bridge


Caminhamos pelas vilas da comunidade dong, onde observamos suas casas, seus costumes, além de conhecer as DRUM TOWERS (torre de tambor). Elas servem como ponto de encontro e local de reunião dos moradores das vilas. Até me arrisquei jogando pingue-pongue com uns senhores da vila. Foi divertido.



E na hora do almoço..... Aí é que vem o desespero, rsss. A culinária é totalmente diferente da nossa e, em alguns casos, nem sabemos o que estamos pedindo e se vamos gostar. Então, é sempre uma surpresa!!!
Hoje almoçamos em um restaurante na própria vila, que também é um hotel. Cardápio: sopa de macarrão, legumes cozidos, ovo mexido com tomate, muito arroz (arroz papa), carne de porco, frango e chá. Estava muito gostoso.







terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nǐ hǎo (你好) - 27 de Janeiro de 2014

Nǐ hǎo é como se diz "OI"em mandarim. Nǐ hǎo para todos.
Hoje o dia começou cedo, fomos aproveitar o feriado do ano novo chinês. Vamos passear em Guangxi, um lugar com uma bela paisagem montanhosa de picos de calcário. Devido ao solo pobre, é um local que se desenvolveu pouco e muitos grupos nativos, em especial os miao e os dong, mantiveram seus costumes tradicionais. Guangxi é também o lar dos zhuang, a maior minoria étnica da China (população de quase 18 milhões de pessoas), e virou em 1958 a Região Autônoma Zhuang de Guangxi. Eles usam seu próprio idioma, que emprega o alfabeto romano em vez de ideogramas. É neste lugar que começamos nosso passeio.
Visitamos a cidade de Longsheng, que possui a sudoeste uma cadeia de montanhas de 1000 metros de altitude, conhecida como Longji Titian (Terraços da Espinha do Dragão), cujas altitudes baixas e médias são cobertas por culturas de arroz em terraços pelos zhuang. Conhecemos os terraços e a vila dos zhuang, onde eles vivem em casas de madeira tradicionais.  Vale acrescentar que as coisas estão mudando por lá. Vimos construções mais modernas, hotéis, restaurantes. Almoçamos em um bem bonito e com wifi!!!!






Quando eu fui:


Estas são dos terraços no OUTONO (primeira foto) e no início da PRIMAVERA (segunda foto):



ALMOÇO










Meu primeiro dia: cidade nova, vida nova.

Apesar da diferença do fuso horário, não tive muita dificuldade para dormir, porém acordei umas 7:30, o que para mim é considerado bastante cedo. 
Só para localizar, a cidade que estamos morando (Jiangmen) fica na província de Guangdong, no sul da China.


Para começar bem o dia, um café da manhã com um pão (Miànbão / 麵包) chinês delicioso e um café (Kãfei/ ) bem brasileiro, é claro.


Hoje fui conhecer o que os brasileiros que estão aqui denominaram de Uruguaiana. Um lugar com muitas lojas, inacreditável. Porém, como está se aproximando do ano novo chinês e também era domingo as lojas estavam lotadas. Apesar do tumulto, consegui comprar o que eu estava precisando. 
E para completar, meu primeiro almoço na rua: uma sopa de macarrão com legumes. Muito gostoso. Só não pode esquecer de pedir sem pimenta!!!!!



25 de Janeiro - Enfim, cheguei!!!


Após dois voos, um de doze horas e meia e o outro de sete horas, cheguei em Hong Kong muito cansada. Quase não dormi durante a viagem, mistura de medo e ansiedade. Mas, meu cansaço foi embora quando encontrei meu lindo, após quase 3 meses distantes. Foi emocionante.
De Hong Kong para Jiangmen  ( 江门 ), cidade onde vamos morar, leva mais ou menos umas 3 horas. Contando tudo, saí do Brasil dia 23/01 às 21:50 e cheguei em casa dia 25/01 às 17:00 hs. Vale lembrar que existe o fuso horário. Aqui na China estamos 10 horas na frente do Brasil.
Adorei o apartamento e o condomínio. Estava tudo arrumado para me receber. Ganhei dois presentes: uma bicicleta e um cordão. Tudo muito lindo! 
Mais tarde ainda tive disposição para ir ao shopping (que mulher que não tem, rsss) e depois jantamos num restaurante maravilhoso. Está começando uma nova etapa. Que Deus nos abençoe e que dê tudo certo.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

23 de Janeiro - Está chegando a hora....

Hoje foi um dia muito difícil, por ter que me despedir das pessoas que eu amo, da minha casa e do meu Rio de Janeiro. Nunca imaginei morar em outra cidade, ainda mais em outro país. Além disso, num país tão distante e diferente culturalmente. Mas acho que estou pronta, adoro desafios.
Aproveitei bastante o meu dia. Meu sogro e minha sogra ficaram um pouco comigo na parte da manhã. Almocei com meus pais, com meu irmão e com meu sogro.  Foi muito legal.
Meus pais me levaram ao aeroporto. Chegando lá encontrei com meu sogro, minha irmã, com o Marquinhos e a Flávia e a Malu.
Foi difícil controlar a emoção na hora do embarque, meu coração estava muito apertado. Uma mistura de sentimentos que não dá para explicar com palavras.




22 de Janeiro - Despedida com amigos

Um dia antes da viagem fui comer em um rodízio japonês que eu adoro com meus amigos e com minha mãe. Companhia agradável. Vou sentir muita falta....