2014 - O ANO DO CAVALO
Diferentemente do ocidente, o ano novo aqui na China foi celebrado na noite de 30 para 31 de Janeiro. Isto porque a China segue um calendário lunissolar, ou seja, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Muito complicado!!!
Eles relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Buda, em agradecimento, transformou os doze que se apresentaram nos signos da Astrologia chinesa. Os doze animais são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Desta forma, como 2013 foi o ano da cobra, 2014 será o ano do cavalo.
Além da data de comemoração, existem outras diferenças quando comparamos com o nosso feriado. O ano novo chinês é considerado o mais importante do país e ele dura 15 dias. Ele é uma festa familiar, onde nessa época a China possui a maior migração do mundo, devido a quantidade de chineses que voltam para sua cidade natal. Pode-se dizer que esta festa se equivale ao nosso Natal, onde, na maioria das vezes, passamos com nossas famílias.
É interessante relatar os costumes que observei durante estes dias. Lojas, restaurantes e hotéis decoram seus estabelecimentos com muito vermelho e dourado, pois são as cores da fortuna e da sorte.
No jantar em família, entre os itens que não podem faltar estão o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas que são chamadas de laranjas da sorte e um prato feito com arroz representando a prosperidade. Eles comemoram com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.
Outro costume é o de oferecer envelopes vermelhos com dinheiro para as crianças mais jovens da família. Antes de receber o envelope a criança deseja feliz ano novo, saúde e boa sorte. Os envelopes são mantidos fechados sob o travesseiro durante sete dias após a ano novo porque dormir sobre o envelope simboliza boa sorte e fortuna. Além dos envelopes, comidas, doces, chocolates ou algum presente singelo, são trocados entre amigos e parentes.
E os fogos de artifício??? É impressionante a quantidade de barracas vendendo fogos, praticamente uma do lado da outra. Cada um compra o seu e solta pela rua. Eles acreditam que sotando fogos irão espantar os espíritos malignos, além da diversão, é claro.
Independente de ser o ano do dragão, ele também é usado nas comemorações. Ele é considerado o símbolo do imperador e representa força, poder e capacidade. Os chineses dançam a dança do dragão pelas ruas.
Nós passamos a virada do ano em Guilin e, andando pelas ruas, vimos muitas famílias reunidas na porta de suas casas e muita gente soltando os fogos de artifício nas calçadas. Quase não havia gente pelas ruas. Vimos também alguns fogos no céu, como os da foto abaixo.
Pessoal, contei o que eu vi e estudei um pouco, mas com certeza não falei tudo, afinal são 15 dias de comemoração.
Desejo que o ano do cavalo seja maravilhoso para todos nós!!!!
Xīn nián kuài lè
新年快乐
(Feliz Ano Novo)
As fotos estão lindas. As histórias também estão lindas!!! Continue contando tudo.Beijocas para vocês!!!!
ResponderExcluir