segunda-feira, 30 de março de 2015

A China e o chá

 Não poderia deixar de escrever sobre o chá, um elemento importante da cultura chinesa, considerado uma das sete necessidades da vida chinesa, juntamente com a lenha, o arroz, o óleo, o sal, o molho de soja e o vinagre. O consumo de chá faz parte da vida diária da população, sendo consumido ao longo do dia, inclusive junto das grandes refeições. 
 O chá chinês  é uma bebida feita a partir da infusão de folhas de planta do chá (Camellia Sinensis), preparada com água quente. O chá pode ser classificado em categorias distintas, de acordo com o método utilizado, que pode incluir grau de fermentação e processamento. A maioria dos chás chineses são consumidos na China e não são exportados, exceto para as comunidades de língua chinesa em outros países.
 O chá verde é o tipo mais antigo e mais popular apreciado na China, feito a partir das folhas de Camellia sinensis que foram submetidas a oxidação durante o processamento mínimo. A temperatura da água para o preparo do chá deve variar de acordo com o tipo de chá verde, porém 85 graus Celsius é a mais adequada.
 O chá branco é um chá não fermentado, obtido dos botões e das folhas da planta Camellia Sinensis. É uma bebida originária da província de Fuijan, tendo a cor mais clara do que outros tipos de chá e possuindo um sabor delicado e sutil. 
 Na China e nos países vizinhos, o chá preto é conhecido como "chá vermelho", uma descrição para a cor do líquido. O chá vermelho é a segunda maior categoria de chá chinês, feito a partir da fermentação de novos brotos das folhas de chá. A infusão resultante produz uma cor vermelha bonita e uma fragrância aromática. Enquanto o chá verde geralmente perde o seu sabor dentro de um ano, o chá preto retém seu sabor por vários anos, sendo ideal para a comercialização. 
 Oolong chá, também conhecido como chá azul, é o chá não fermentado, com características únicas. Feito de uma mistura de chás verdes e vermelhos, possui as qualidades saborosas e aromáticas de ambos. Os chás Oolong devem ser preparados com água na temperatura de 93-96°C(sem ferver), sendo infundidos por 3 a 10 minutos. Pode-se preparar o chá utilizando as mesmas folhas de 3-5 vezes e, ao contrário de outros chás, este melhora o sabor com este processo.
 O chá perfumado é uma mistura de flores com chá verde, chá preto ou chá Oolong. As flores incluem jasmim, orquídea, gardênia e rosa, sendo o jasmim a variedade mais popular. Existem regras rígidas sobre a proporção de flores para o chá, pois se há muitas flores, o perfume das flores vai diluir a do chá; se muito pouco, o chá não é perfeito. O chá perfumado é doce, agradável e delicioso para o paladar.
 Falando um pouco da minha experiência, nunca fui uma apreciadora de chá e, para falar a verdade, não gostava e não bebia no Brasil. Quando cheguei na China, o Igor já tinha sido conquistado pelo chá e, com o tempo, ele também me conquistou. Isso porque o chá consumido na China é totalmente diferente do que bebemos no Brasil, tendo um sabor bem característico. Tive a oportunidade de provar os diferentes tipos e os que eu mais gosto são o vermelho e o de jasmim. 
 Além dos chás, os acessórios utilizados para apreciar esta bebida também encantam. O que não falta na China são lojas que vendem chaleiras, bules de cerâmica, jogos de chá, estantes, mesas, objetos considerados de sorte que são colocados na mesa de chá, utensílios para manipular as folhas do chá, etc.
Meu lindo jogo de chá
Casa de chá em Hong Kong
Um dos meus preferidos (chá flor de jasmim)
Casa de chá em Xangai 
 
Casa de chá em Hong Kong (chá vermelho)
 Outra coisa legal é que os chineses adoram presentear as pessoas com chás. E as embalagens... são um capítulo a parte de tão lindas.
Presente que ganhamos do dono do apartamento da China
 Presente que ganhamos do dono do apartamento da China

  Quando fui para o Rio em Setembro, levei alguns chás e fiz um chá da tarde com meus amigos. Apesar da resistência no início, todos aprovaram e gostaram muito dos sabores do chá branco, vermelho e verde.
Chá com amigos no Brasil. Foi muito bom!


















terça-feira, 17 de março de 2015

Tatuagem na China

  Nunca pensei em fazer uma tatuagem, pois não gostava da ideia de "marcar" o meu corpo para sempre. Uma vez falei para um amigo meu : "e quando eu ficar velha?" E o Flávio respondeu: "você será uma velha tatuada!". Com o tempo, principalmente pela influência do Igor, passei a rever certos conceitos e comecei admirar e reparar esse universo especial. 
  O Igor sempre quis fazer mais uma tatuagem e como achou um profissional excelente na China, aproveitou a oportunidade para realizar seu desejo. Ele começou a fazer a tatuagem quando eu estava no Rio de Janeiro, porém não teve tempo de finalizar. Quando voltamos, ele retomou o processo da pintura da tatuagem e eu resolvi ir com ele para ver como era. Depois daquele dia, fiquei pensando e resolvi fazer uma também. Mas o quê? 
  Acho que a maioria das pessoas buscam algum significado na tatuagem e eu comecei a buscar o meu. Então, tive a ideia de fazer uma carpa e uma flor de lótus, por seus significados e por ter tudo a ver com o momento que estava vivendo. carpa é um peixe que tem uma ligação muito forte com a cultura chinesa, acredita-se que ter uma criação de carpas traz prosperidade, longevidade e boa sorte. Em chinês, peixe se escreve 鱼 / Yú, que soa muito parecido com o Yù na palavra chōngyù (充裕), que significa plenitude ou abundância, por isso tornou-se um símbolo de riqueza na cultura chinesa. Havia um aquário com carpas em quase todos os lugares que fomos na China. Também  existe uma lenda chinesa que diz: "A carpa que conseguir atingir a fonte do Rio Amarelo, atravessando todo o continente chinês na época da desova, tendo que nadar e saltar pelos vales cheios de cascatas, se transformará em um belo e poderoso dragão. 
   Já a flor de lótus é uma das mais importantes na cultura chinesa, simbolizando a pureza da mente e do coração. Isso porque ela nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação em relação a tudo que é considerado impuro no mundo. Além disso, representa a beleza e o distanciamento, pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). A flor de lótus é simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato da meditação. Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais. "Flor de lótus" é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima. A flor de lótus também é tema de muitos poemas e pinturas, material de danças graciosas e um padrão de várias decorações de arquitetura, obras de arte e utensílios de uso diário.
Lago com carpas em Xangai
Lago no nosso condomínio

Tian Tan Buddha em Hong Kong (sentado em uma flor de lótus)

 Depois de pensar muito, tomei coragem. E claro que o Igor registrou todo esse momento. Mas vou confessar, doeu demais!!!!!
Tem alguém com medo?
 Acho que está doendo...




 AMEI!!!!






sexta-feira, 13 de março de 2015

Templos em Jiangmen

 Conheci muitos lugares morando em Jiangmen, porém não tinha visitado os Templos da própria cidade. Como faltava pouco tempo para irmos embora, resolvi fazer esse passeio. 
 O primeiro Templo que visitamos foi o Longguang Pagoda, localizado no alto de uma montanha, com 79 metros de altura e 27 metros de diâmetro. Fizemos uma caminhada bem agradável até chegar ao Templo, passando por belos jardins. 



Caminhada até o Templo
  Pode subir no Templo, porém o Igor já tinha ido e falou que não vale a pena, pois não tem nada dentro.
Longguang Pagoda
Longguang Pagoda

 O outro Templo é o Cha An Park, muito bonito e enorme. Como o Templo é no alto, temos que subir uma escada longa, porém bem decorada, o que me lembrou o Longo Corredor do Palácio de Verão (publicação feita em 04/05/2014).
Entrada
 Escada linda!
Cha An
Cha An
 Como estava perto do Ano Novo Chinês, encontramos uma multidão almoçando no pátio do Templo. 
Almoço no Cha An
Almoço no Cha An
Almoço no Cha An
 Cha An
Cha An
 Cha An
Panorâmica do  Cha An
  Cha An
 Nossos signos na Astrologia Chinesa 

quarta-feira, 11 de março de 2015

DAFEN - uma vila de pinturas de réplicas

  Tiramos um domingo para conhecer este local, localizado em Shenzhen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, que fica a uns 60 Km de Jiangmen. Dafen é um pequeno subúrbio onde mais de 10 mil pintores se dedicam a realizar cópias de quadros famosos, em escala industrial, para todo o mundo. 
  A história desse lugar começou em 1989, quando um pintor e empresário de Hong Kong, chamado Huang Jiang, chegou em Dafen com alguns pintores, alugou uma casa e iniciou uma linha de produção de réplicas de pinturas famosas. Como a demanda estrangeira por sua réplicas cresceu, ele continuou a trazer mais artistas para ajudá-lo e o negócio expandiu-se consideravelmente. Atualmente, a vila de Dafen abriga mais de 800 galerias e a maioria das pinturas são exportadas para compradores da Europa e dos Estados Unidos, abastecendo lojas de museus. Os artistas, grande parte escolhidos entre os estudantes das Escolas de Belas Artes da China, produzem em torno de cinco milhões de telas ao ano, 70% de tudo que é vendido no mundo. A cidade opera como uma fábrica, com trabalho fragmentado, onde cada artista é especializado em uma parte de um quadro. Os artistas copiam obras  de Picasso, Leonardo Da Vinci, Dali, Claude Monet, Van Gogh, Renoir, Gustav Klimt, etc. Essas reproduções em massa geraram queixas de vários artistas e o governo chinês proibiu as galerias de venderem cópias de pintores vivos e de que morreram há menos de 70 anos.
  Como a maioria dos lugares que visitei na China, a grandiosidade impressiona, com lojas uma do lado da outra e foi impossível conhecer tudo em um dia. Reparamos que algumas reproduções não são bem feitas e quando perguntados, os artistas explicaram que poderiam fazer, por encomenda, uma de melhor qualidade. Pesquisando o assunto, descobri que as pinturas podem ser produzidas em classes alta, média e baixa qualidade, regulado pelo tipo de lona, de tinta, número de cores, composição da imagem e nível de detalhamento. O tempo despendido para a execução da obra também define essas categorizações porque, comumente, podem levar de 3 a 10 dias para concluir um trabalho, dependendo dos detalhes, camadas de tinta e número de cores empregadas.
  Em Dafen não existem somente cópias de quadros famosos, mas também muitos quadros de paisagens, flores, pinturas chinesas, reproduções de fotografias, etc. 
   Foi um domingo muito agradável!!!
  Entrada de Dafen 

Huang Jiang
Dafen 
 Dafen
 Várias pinturas de Dafen
Artista pintando uma fotografia
Cópia de Vincent Van Gogh (Autorretrato e Os Girassóis)
Cópia de  Gustav Klimt (O Abraço)
Até eu me inspirei....