terça-feira, 17 de março de 2015

Tatuagem na China

  Nunca pensei em fazer uma tatuagem, pois não gostava da ideia de "marcar" o meu corpo para sempre. Uma vez falei para um amigo meu : "e quando eu ficar velha?" E o Flávio respondeu: "você será uma velha tatuada!". Com o tempo, principalmente pela influência do Igor, passei a rever certos conceitos e comecei admirar e reparar esse universo especial. 
  O Igor sempre quis fazer mais uma tatuagem e como achou um profissional excelente na China, aproveitou a oportunidade para realizar seu desejo. Ele começou a fazer a tatuagem quando eu estava no Rio de Janeiro, porém não teve tempo de finalizar. Quando voltamos, ele retomou o processo da pintura da tatuagem e eu resolvi ir com ele para ver como era. Depois daquele dia, fiquei pensando e resolvi fazer uma também. Mas o quê? 
  Acho que a maioria das pessoas buscam algum significado na tatuagem e eu comecei a buscar o meu. Então, tive a ideia de fazer uma carpa e uma flor de lótus, por seus significados e por ter tudo a ver com o momento que estava vivendo. carpa é um peixe que tem uma ligação muito forte com a cultura chinesa, acredita-se que ter uma criação de carpas traz prosperidade, longevidade e boa sorte. Em chinês, peixe se escreve 鱼 / Yú, que soa muito parecido com o Yù na palavra chōngyù (充裕), que significa plenitude ou abundância, por isso tornou-se um símbolo de riqueza na cultura chinesa. Havia um aquário com carpas em quase todos os lugares que fomos na China. Também  existe uma lenda chinesa que diz: "A carpa que conseguir atingir a fonte do Rio Amarelo, atravessando todo o continente chinês na época da desova, tendo que nadar e saltar pelos vales cheios de cascatas, se transformará em um belo e poderoso dragão. 
   Já a flor de lótus é uma das mais importantes na cultura chinesa, simbolizando a pureza da mente e do coração. Isso porque ela nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação em relação a tudo que é considerado impuro no mundo. Além disso, representa a beleza e o distanciamento, pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). A flor de lótus é simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato da meditação. Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais. "Flor de lótus" é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima. A flor de lótus também é tema de muitos poemas e pinturas, material de danças graciosas e um padrão de várias decorações de arquitetura, obras de arte e utensílios de uso diário.
Lago com carpas em Xangai
Lago no nosso condomínio

Tian Tan Buddha em Hong Kong (sentado em uma flor de lótus)

 Depois de pensar muito, tomei coragem. E claro que o Igor registrou todo esse momento. Mas vou confessar, doeu demais!!!!!
Tem alguém com medo?
 Acho que está doendo...




 AMEI!!!!






5 comentários:

  1. Sua tatuagem ficou muito bonita. Eu jamais, pelo menos nessa vida, faria uma tatuagem. A dor não compensa. Mas não faria mesmo que não doesse.

    ResponderExcluir
  2. Bia, adorei a história da carpa e da flor de lotus, a tatoo ficou ótima e eu nunca pensei que vc fosse fazer .

    ResponderExcluir
  3. Ei querida, adorei sua tatuagem. A simbologia que envolve.
    Sua vida na China foi uma experiência impar de vida. E você soube aproveitar.
    BJS.
    TETE

    ResponderExcluir