domingo, 28 de dezembro de 2014

Koh Phi Phi


 Começamos a viagem pela ilha Phi Phi e para chegar até lá pegamos um avião até a província de Krabi (3 horas e meia) e depois uma balsa até a ilha (1 hora e meia).
 Phi Phi é um pequeno arquipélago de seis ilhas, localizado no sul da Tailândia. Sua população está entre 2 mil a três mil pessoas, de acordo com dados de 2013.
Localização de Koh Phi Phi
Dessas ilhas, as mais famosas e visitadas são:
- Koh Phi Phi Don: o maior e o único povoado da ilha. Onde ficam os restaurantes, mercadinhos, lojas, bares, muitos hotéis, etc.
-  Koh Phi Phi Ley: uma ilha para o sul, onde foi filmado o filme "A Praia".
-  Koh Mai Phai (Ilha Bamboo): uma pequena ilha, com ótimas praias.
Ilhas de Phi Phi
  Ko Phi Phi foi devastada pelo tsunami do Oceano Índico em 26 de Dezembro de 2004, quando quase toda a infra-estrutura da ilha foi exterminada. Após o desastre, a ilha foi evacuada. Em 6 de janeiro de 2005, uma ex-residente holandesa de Phi Phi, Emiel Kok, criou uma organização voluntária, Help (Ajuda) International Phi Phi. Esta Ajuda recrutou 68 equipes de tailandeses que moravam na ilha, bem como voluntários (dos quais mais de 3.500 ofereceram sua assistência) para realizar a limpeza e reconstrução da ilha. Em 18 de Fevereiro de 2005, uma segunda organização, Phi Phi Dive Camp, foi criada para remover os escombros das baías e recifes de corais. Até o final de julho de 2005, 23 mil toneladas de escombros haviam sido retirados da ilha, dos quais 7.000 toneladas tinham sido apuradas com a mão. A maioria dos edifícios que foram considerados aptos para o reparo por topógrafos do governo tinham sido reparados e trezentas empresas tinham sido restauradas. A iniciativa Help Phi Phi recebeu da revista Time o prêmio "Heróis da Ásia". Em 6 de dezembro de 2005, cerca de 1.500 quartos de hotel já estavam abertos e um sistema de alarme de alerta precoce de tsunami foi instalado pelo governo tailandês, com a ajuda de voluntários. 
 A ilha de Phi Phi é um dos principais destinos dos viajantes por suas praias paradisíacas, festas, bons restaurantes e hotéis. Pude perceber a quantidade de turistas quando pegamos a balsa e assim que chegamos na ilha. Me espantou a quantidade de barcos, lanchas, balsas, pessoas, pois parece que a entrada de turistas não é muito controlada. Observei também alguns moradores jogando lixo nas ruas. Fiquei triste e com medo do turismo excessivo um dia estragar este paraíso.
Indo pegar a balsa
Muitas Mochilas e balsa lotada
 Como nosso hotel ficava um pouco distante do centro da ilha, pegamos um barco local para nos levar até lá (5 minutos). Escolhemos este hotel pois fica de frente para uma das melhores praias de Koh Phi Phi Don, chamada Long Beach. Realmente a praia é linda e o lugar é muito tranquilo. Porém, se você quiser ir para o centro, ou vai andando (40 minutos) ou paga um barco para te levar, que não é barato e o preço é por pessoa. Mas, para acordar com esse visual, vale a pena o esforço.
Barcos locais na frente do Hotel
Praia do Hotel
 Praia do Hotel

 No dia que chegamos apenas relaxamos na praia e demos uma volta no centro da cidade. 







sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Férias na Tailândia



Sawasdee Kaa (สวัสดี ค่ะ), Oi em Tailandês

Como já viajamos para alguns lugares na China, resolvemos nessas férias conhecer um outro país e uma nova cultura. O país escolhido foi a Tailândia, com suas belas praias e maravilhosos templos. Aqui na China está muito frio e queríamos curtir um pouco de sol e fazer nosso tão sonhado curso de mergulho. 
 Falando um pouco do país, a Tailândia é uma monarquia constitucional, chefiada pelo rei Bhumibol Adulyadej desde 1946, sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo, bem como o monarca com maior reinado na história do país.  O rei da Tailândia é intitulado chefe de Estado, chefe das Forças Armadas, defensor da religião budista e defensor de todas as religiões. Anteriormente conhecida como Sião, o nome oficial do país foi substituído em 1939 pelo de Tailândia (práthêt thai). Práthê provém do sânscrito pradesha que significa "país", thai significa "livre". 
 A Tailândia é o 50.º maior país do mundo em área territorial, sendo o 20.º mais populoso do planeta, com população aproximada em 66 milhões de habitantes. A capital e maior cidade do país é Bangkok, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia. Cerca de 75% da população é etnicamente tailandesa, 14% é de origem chinesa e 3% é etnicamente malaia. O idioma oficial do país é o tailandês,  sendo o inglês o segundo idioma mais falado. A religião principal é o budismo, praticado por cerca de 85% da população.
  Escolher o roteiro da viagem foi difícil, pois o país possui muitos lugares interessantes. Após várias discussões e muito estudo, decidimos pelas ilhas do Sul Phi Phi (perto de Krabi) e Tao (perto de Koh Samui) e pelas cidades Chiang Mai (Norte) e Bangkok (Centro). Na próxima postagem conto sobre Phi Phi. Até lá.



圣诞节快乐 - Shèngdàn jié kuàilè (FELIZ NATAL!!!)




  Como a China não é um país cristão, o Natal não é uma festa importante e comemorada por aqui. Todos trabalham normalmente e tudo funciona, é um dia como outro qualquer. 
 Quando comecei a me preparar para o Natal achei que não encontraria enfeites aqui, pois não moramos numa cidade grande como Pequim, Hong Kong ou Xangai. Porém, para minha surpresa, muitas lojas venderam enfeites e alguns lugares (shopping, hotéis e supermercados) fizeram uma bonita decoração de Natal. Acredito que isso ocorre por uma visão consumista e também pela beleza da decoração de Natal, porque para eles o que vale mesmo é o Ano Novo Chinês. 
  Decoração no shopping

 Decoração no shopping
 Decoração no shopping

Decoração no shopping
Decoração no Hotel da academia
Nossa casa
  Preparar a Ceia de Natal foi mais complicado, pois não temos supermercados internacionais na nossa cidade. Achamos somente um Peru numa loja que vende alguns produtos internacionais. Não encontramos Chester nem o Tender que eu adoro. Fizemos então o Peru, um Pernil de Cordeiro, arroz, farofa e maionese. Para sobremesa, pudim de laranja e brigadeirão. Ficou uma delícia. Passamos a noite de Natal com um amigo brasileiro e foi muito legal. 
   
 Ceia de Natal

   Sentimos muito a falta da nossa família e dos nossos amigos nessa data especial. Desejamos a todos um Natal de paz e harmonia e que Deus continue nos protegendo e nos abençoando. Beijos!!!!