Começamos a viagem pela ilha Phi Phi e para chegar até lá pegamos um avião até a província de Krabi (3 horas e meia) e depois uma balsa até a ilha (1 hora e meia).
Phi Phi é um pequeno arquipélago de seis ilhas, localizado no sul da Tailândia. Sua população está entre 2 mil a três mil pessoas, de acordo com dados de 2013.
Localização de Koh Phi Phi
Dessas ilhas, as mais famosas e visitadas são:
- Koh Phi Phi Don: o maior e o único povoado da ilha. Onde ficam os restaurantes, mercadinhos, lojas, bares, muitos hotéis, etc.
- Koh Phi Phi Ley: uma ilha para o sul, onde foi filmado o filme "A Praia".
Ko Phi Phi foi devastada pelo tsunami do Oceano Índico em 26 de Dezembro de 2004, quando quase toda a infra-estrutura da ilha foi exterminada. Após o desastre, a ilha foi evacuada. Em 6 de janeiro de 2005, uma ex-residente holandesa de Phi Phi, Emiel Kok, criou uma organização voluntária, Help (Ajuda) International Phi Phi. Esta Ajuda recrutou 68 equipes de tailandeses que moravam na ilha, bem como voluntários (dos quais mais de 3.500 ofereceram sua assistência) para realizar a limpeza e reconstrução da ilha. Em 18 de Fevereiro de 2005, uma segunda organização, Phi Phi Dive Camp, foi criada para remover os escombros das baías e recifes de corais. Até o final de julho de 2005, 23 mil toneladas de escombros haviam sido retirados da ilha, dos quais 7.000 toneladas tinham sido apuradas com a mão. A maioria dos edifícios que foram considerados aptos para o reparo por topógrafos do governo tinham sido reparados e trezentas empresas tinham sido restauradas. A iniciativa Help Phi Phi recebeu da revista Time o prêmio "Heróis da Ásia". Em 6 de dezembro de 2005, cerca de 1.500 quartos de hotel já estavam abertos e um sistema de alarme de alerta precoce de tsunami foi instalado pelo governo tailandês, com a ajuda de voluntários. A ilha de Phi Phi é um dos principais destinos dos viajantes por suas praias paradisíacas, festas, bons restaurantes e hotéis. Pude perceber a quantidade de turistas quando pegamos a balsa e assim que chegamos na ilha. Me espantou a quantidade de barcos, lanchas, balsas, pessoas, pois parece que a entrada de turistas não é muito controlada. Observei também alguns moradores jogando lixo nas ruas. Fiquei triste e com medo do turismo excessivo um dia estragar este paraíso.
Indo pegar a balsa
Muitas Mochilas e balsa lotada
Como nosso hotel ficava um pouco distante do centro da ilha, pegamos um barco local para nos levar até lá (5 minutos). Escolhemos este hotel pois fica de frente para uma das melhores praias de Koh Phi Phi Don, chamada Long Beach. Realmente a praia é linda e o lugar é muito tranquilo. Porém, se você quiser ir para o centro, ou vai andando (40 minutos) ou paga um barco para te levar, que não é barato e o preço é por pessoa. Mas, para acordar com esse visual, vale a pena o esforço.
Barcos locais na frente do Hotel
Praia do Hotel
Praia do Hotel
Nenhum comentário:
Postar um comentário