terça-feira, 6 de maio de 2014

Hutongs e as Torres do Tambor e do Sino

  Os Hutongs são conjuntos de ruas ou vielas estreitas de antigas casas chinesas que começaram a ser construídos durante a Dinastia Yuan (final do século XII e início do XIV) para servirem de endereço a aristocratas e funcionários da burocracia imperial. 
   Hutong é uma palavra que vem da Mongólia e significa "poço de água". Na Dinastia Yuan, os mongóis atribuíram grande importância à água, por isso quase todas as comunidades da cidade foram projetadas em torno de um poço, que fornecia água diariamente para os moradores. Até hoje, pode-se encontrar poços secos no Hutongs.
   As casas originais dos hutongs chamavam-se siheyuans e podiam ser mais ou menos luxuosas, mas tinham sempre um pátio interno, ao redor do qual habitava mais de um segmento de uma mesma família. Mais distante do palácio, e ao seu norte e sul, moravam os plebeus, comerciantes, artesãos e operários e suas siheyuans eram muito menores e bem simples. As casas dos hutongs não possuíam banheiros, sendo todos eles comunitários e localizados em alguns pontos das ruas. Diferentemente das paredes vermelhas e teto de cor dourada da Cidade Proibida, os hutongs possuem paredes cinza e telhados que representam a cultura popular. 
  Durante as Dinastias Ming e Qing, os hutongs apresentaram uma rápida expansão. Na Dinastia Yuan haviam cerca de 29 Hutongs, enquanto que na dinastia Ming (1368 -1644) esse número aumentou para 1.070 e na Dinastia Qing (1644-1911) cresceu para 2.076. Desde meados do século 20, o número de hutongs caiu drasticamente, pois foram demolidos para dar lugar a novas estradas e edifícios. Mais recentemente, alguns hutongs foram designados como áreas protegidas em uma tentativa de preservar este aspecto da história cultural chinesa. Alguns hutongs foram restaurados e funcionam como restaurantes, lojas e  pensões para turistas. 
    Nós visitamos o hutong Nanluogu Xiang que fica localizado na vizinhança da Torre do Sino e do Tambor e possui 800 anos de história. Na rua principal existem muitas lojas e restaurantes, inclusive almoçamos em um muito agradável e com uma decoração linda.


 Hutong Nanluogu Xiang
Hutong Nanluogu Xiang
 Hutong Nanluogu Xiang
Hutong Nanluogu Xiang
 Hutong Nanluogu Xiang
Restaurante no Hutong Nanluogu Xiang
 Restaurante no Hutong Nanluogu Xiang
 Restaurante no Hutong Nanluogu Xiang

    Abaixo a foto que eu tirei do banheiro público de uma das ruas paralelas ao hutong. Ainda bem que não tinha ninguém na hora que eu fui, pois não existe privacidade. Quem tem coragem?
 
      Após o almoço fomos conhecer as Torres do Sino e do Tambor que estão localizadas no meridiano norte-sul que corta a Cidade Proibida e a Praça Tian'an Men. Elas foram construídas em 1272 e reconstruídas duas vezes depois de dois incêndios. A Torre do Tambor  que se vê atualmente foi construída em 1420 durante a dinastia Ming. Para chegar até o topo da torre tivemos que subir uma escada bem íngreme. No alto da torre podemos observar um tambor grande e outros 24 menores que eram usados para assinalar as horas do dia. Segundo relatos, os tambores originais foram destruídos por soldados estrangeiros durante uma rebelião. A Torre do Sino localiza-se ao norte da Torre do Tambor, uma construção de 1745, que substituiu a anterior incendiada. No alto está um sino de cobre, fundido em 1420, que possui 7 metros de altura e pesa 63 toneladas. Na década de 1980, depois de muita reparação, as torres foram abertas para visitação.
 Torre do Tambor


Torre do Sino

3 comentários:

  1. Vocês já gostam de uma escadaria, heim?
    Mais lugares bonitos, coloridos e encantados! Mais lindas histórias, que nos ajudam a estar um poco presente e logicamente, belas fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sua roupa Bia, combinou com a decoração.
    O chines ama o vermelho. Aqui no Brasil os restaurantes chineses sempre tem decorações em vermelho.

    ResponderExcluir