domingo, 28 de dezembro de 2014

Koh Phi Phi


 Começamos a viagem pela ilha Phi Phi e para chegar até lá pegamos um avião até a província de Krabi (3 horas e meia) e depois uma balsa até a ilha (1 hora e meia).
 Phi Phi é um pequeno arquipélago de seis ilhas, localizado no sul da Tailândia. Sua população está entre 2 mil a três mil pessoas, de acordo com dados de 2013.
Localização de Koh Phi Phi
Dessas ilhas, as mais famosas e visitadas são:
- Koh Phi Phi Don: o maior e o único povoado da ilha. Onde ficam os restaurantes, mercadinhos, lojas, bares, muitos hotéis, etc.
-  Koh Phi Phi Ley: uma ilha para o sul, onde foi filmado o filme "A Praia".
-  Koh Mai Phai (Ilha Bamboo): uma pequena ilha, com ótimas praias.
Ilhas de Phi Phi
  Ko Phi Phi foi devastada pelo tsunami do Oceano Índico em 26 de Dezembro de 2004, quando quase toda a infra-estrutura da ilha foi exterminada. Após o desastre, a ilha foi evacuada. Em 6 de janeiro de 2005, uma ex-residente holandesa de Phi Phi, Emiel Kok, criou uma organização voluntária, Help (Ajuda) International Phi Phi. Esta Ajuda recrutou 68 equipes de tailandeses que moravam na ilha, bem como voluntários (dos quais mais de 3.500 ofereceram sua assistência) para realizar a limpeza e reconstrução da ilha. Em 18 de Fevereiro de 2005, uma segunda organização, Phi Phi Dive Camp, foi criada para remover os escombros das baías e recifes de corais. Até o final de julho de 2005, 23 mil toneladas de escombros haviam sido retirados da ilha, dos quais 7.000 toneladas tinham sido apuradas com a mão. A maioria dos edifícios que foram considerados aptos para o reparo por topógrafos do governo tinham sido reparados e trezentas empresas tinham sido restauradas. A iniciativa Help Phi Phi recebeu da revista Time o prêmio "Heróis da Ásia". Em 6 de dezembro de 2005, cerca de 1.500 quartos de hotel já estavam abertos e um sistema de alarme de alerta precoce de tsunami foi instalado pelo governo tailandês, com a ajuda de voluntários. 
 A ilha de Phi Phi é um dos principais destinos dos viajantes por suas praias paradisíacas, festas, bons restaurantes e hotéis. Pude perceber a quantidade de turistas quando pegamos a balsa e assim que chegamos na ilha. Me espantou a quantidade de barcos, lanchas, balsas, pessoas, pois parece que a entrada de turistas não é muito controlada. Observei também alguns moradores jogando lixo nas ruas. Fiquei triste e com medo do turismo excessivo um dia estragar este paraíso.
Indo pegar a balsa
Muitas Mochilas e balsa lotada
 Como nosso hotel ficava um pouco distante do centro da ilha, pegamos um barco local para nos levar até lá (5 minutos). Escolhemos este hotel pois fica de frente para uma das melhores praias de Koh Phi Phi Don, chamada Long Beach. Realmente a praia é linda e o lugar é muito tranquilo. Porém, se você quiser ir para o centro, ou vai andando (40 minutos) ou paga um barco para te levar, que não é barato e o preço é por pessoa. Mas, para acordar com esse visual, vale a pena o esforço.
Barcos locais na frente do Hotel
Praia do Hotel
 Praia do Hotel

 No dia que chegamos apenas relaxamos na praia e demos uma volta no centro da cidade. 







sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Férias na Tailândia



Sawasdee Kaa (สวัสดี ค่ะ), Oi em Tailandês

Como já viajamos para alguns lugares na China, resolvemos nessas férias conhecer um outro país e uma nova cultura. O país escolhido foi a Tailândia, com suas belas praias e maravilhosos templos. Aqui na China está muito frio e queríamos curtir um pouco de sol e fazer nosso tão sonhado curso de mergulho. 
 Falando um pouco do país, a Tailândia é uma monarquia constitucional, chefiada pelo rei Bhumibol Adulyadej desde 1946, sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo, bem como o monarca com maior reinado na história do país.  O rei da Tailândia é intitulado chefe de Estado, chefe das Forças Armadas, defensor da religião budista e defensor de todas as religiões. Anteriormente conhecida como Sião, o nome oficial do país foi substituído em 1939 pelo de Tailândia (práthêt thai). Práthê provém do sânscrito pradesha que significa "país", thai significa "livre". 
 A Tailândia é o 50.º maior país do mundo em área territorial, sendo o 20.º mais populoso do planeta, com população aproximada em 66 milhões de habitantes. A capital e maior cidade do país é Bangkok, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia. Cerca de 75% da população é etnicamente tailandesa, 14% é de origem chinesa e 3% é etnicamente malaia. O idioma oficial do país é o tailandês,  sendo o inglês o segundo idioma mais falado. A religião principal é o budismo, praticado por cerca de 85% da população.
  Escolher o roteiro da viagem foi difícil, pois o país possui muitos lugares interessantes. Após várias discussões e muito estudo, decidimos pelas ilhas do Sul Phi Phi (perto de Krabi) e Tao (perto de Koh Samui) e pelas cidades Chiang Mai (Norte) e Bangkok (Centro). Na próxima postagem conto sobre Phi Phi. Até lá.



圣诞节快乐 - Shèngdàn jié kuàilè (FELIZ NATAL!!!)




  Como a China não é um país cristão, o Natal não é uma festa importante e comemorada por aqui. Todos trabalham normalmente e tudo funciona, é um dia como outro qualquer. 
 Quando comecei a me preparar para o Natal achei que não encontraria enfeites aqui, pois não moramos numa cidade grande como Pequim, Hong Kong ou Xangai. Porém, para minha surpresa, muitas lojas venderam enfeites e alguns lugares (shopping, hotéis e supermercados) fizeram uma bonita decoração de Natal. Acredito que isso ocorre por uma visão consumista e também pela beleza da decoração de Natal, porque para eles o que vale mesmo é o Ano Novo Chinês. 
  Decoração no shopping

 Decoração no shopping
 Decoração no shopping

Decoração no shopping
Decoração no Hotel da academia
Nossa casa
  Preparar a Ceia de Natal foi mais complicado, pois não temos supermercados internacionais na nossa cidade. Achamos somente um Peru numa loja que vende alguns produtos internacionais. Não encontramos Chester nem o Tender que eu adoro. Fizemos então o Peru, um Pernil de Cordeiro, arroz, farofa e maionese. Para sobremesa, pudim de laranja e brigadeirão. Ficou uma delícia. Passamos a noite de Natal com um amigo brasileiro e foi muito legal. 
   
 Ceia de Natal

   Sentimos muito a falta da nossa família e dos nossos amigos nessa data especial. Desejamos a todos um Natal de paz e harmonia e que Deus continue nos protegendo e nos abençoando. Beijos!!!!






segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"Nosso condomínio"

  Estava pensando o que escrever esta semana e lembrei que não falei nada detalhado do lugar onde moramos. Então, resolvi apresentar o "nosso condomínio". 
 Ele fica muito bem localizado, perto de mercados, restaurantes, ponto de ônibus, shopping, academia e uma pequena rodoviária. 
  Na foto abaixo, dá para ver o Hotel (duas torres grandes) onde fica minha academia, o shopping e o condomínio atrás do shopping. 
Hotel, Shopping e Condomínio
Rua do condomínio
Portaria Principal
 Portaria Principal

 O condomínio é enorme, possui 19 blocos com 17 andares em cada um. Devido ao espaço ser grande, muitos moradores fazem caminhada aqui dentro mesmo. 
Placas de orientação em mandarim e inglês

 Ele também é muito arborizado e possui vários locais agradáveis. Um deles é o lago onde ficam vários peixes e as crianças adoram ficar olhando ou dando comida para eles.
Lago com peixes
 Lago com peixes

 Outro local bem legal é esse abaixo, com uns bancos de frente para o lago, pode-se ler um livro, relaxar, conversar, etc.

  Os locais de recreação também estão presentes, como o da foto a seguir, onde as pessoas dançam, conversam ou jogam badminton (praticado com uma raquete e uma peteca). Importante dizer que o piso desta área é todo emborrachado. 
Recreação



Recreação
"Academia"
Parquinho (o piso também é emborrachado)
Parquinho (o piso também é emborrachado)
 Agora a piscina é um capítulo especial, risos... Isso porque ela só fica aberta nos meses de Julho e Agosto. E mesmo nesses meses, ela só abre das 14:00 - 20:00 horas. No resto do ano ela fica fechada e vazia. Isso acontece não pelo frio, por exemplo, em Maio e Junho é muito quente e agora, em Novembro, o tempo está muito agradável. A explicação que eu tenho, pelo que observei, é que ela funciona somente nos meses das férias escolares. Enquanto ela ficou aberta, eu fui algumas vezes e notei que as crianças se divertem muito na piscina. Então, durante as aulas nada de piscina. E os adultos ????
Piscina Fechada e Vazia
 Entrada da piscina
Piscina aberta em Julho
 Piscina aberta em Julho
 Piscina aberta em Julho
  Piscina aberta em Julho

 E como bons brasileiros não poderia faltar a Bandeira do Brasil na varanda!
 Nossa varanda
 Vista da nossa varanda

Acho que deu para perceber que é um ambiente muito agradável para morar.

domingo, 2 de novembro de 2014

Visita ao Rio de Janeiro

 Andei sumida do blog, pois fui para o Brasil e fiquei por lá quase dois meses. Foi ótimo para "matar" a saudade da família, dos amigos, da minha casa, da comida, do céu azul, do sol maravilhoso, da praia. 
 Após uma viagem cansativa, cheguei exausta no Rio, porém muito ansiosa e com vontade de reencontrar todos. Meus pais foram me buscar no aeroporto e me presentearam com uma surpresa: transformaram meu blog em um lindo livro. Fiquei muito feliz com o carinho !!!

 Chegando do aeroporto, fomos para a casa dos meus cunhados, que prepararam algumas delícias como pastel de queijo, empadão, caldinho de feijão e bolo de chocolate. Encontrei com meus amigos Cássia e Flávio, meus irmãos e cunhados e com meus sogros.
 Em casa tive outra surpresa, meus sogros deixaram na geladeira o presente abaixo:
 Foi muita emoção para um dia só!!! 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Segundo dia em Kaiping

   Saímos cedo do hotel e a primeira parada foi em Chikan, uma cidade antiga criada durante a dinastia Qing, no governo do imperador Shunzhi. Com 350 anos de história, suas ruas e edifícios foram construídos durante o final do século 19 e início do século 20 por chineses que retornaram do exterior. Suas casas incorporaram elementos da arquitetura ocidental, possuindo três andares, sendo uma loja no primeiro andar e os outros dois andares residenciais. Embora sem muitos elementos decorativos, as casas possuem uma varanda de frente para o rio da cidade. Esta varanda é chamada de Qilou pelo dialeto local e tornou-se um elemento arquitetônico de destaque em Chikan.
Entrada de Chikan
 Chikan
 Chikan
 Chikan
 Chikan
 Chikan
 Chikan também é conhecida por abrigar o estúdio de cinema  Lingnan, onde muitos filmes chineses foram gravados. 
Entrada do estúdio
 Filmes chineses filmados em Chikan
 Encontramos um chinês com a camisa da Alemanha e tiramos uma foto com a bandeira do Brasil.
Estúdio
 Hotel de Estúdio 
Hotel de Estúdio 
 Hotel de Estúdio 
 Cidade cenográfica
 Estúdio
 Estúdio
 As chinesas pediram para tirar foto comigo.
  Após conhecer Chikan, fomos para Majianglong. Majianglong fica na margem leste do rio Tanjiang e possui cinco vilas: Yong'an, Nan'an, Hedong, Qinglin, e Longjiang. Existem 176 casas nessas vilas, sendo 506 pessoas residentes. 
Majianglong
  Majianglong
 O Tianlu Lou é uma torre localizada em Majianglong, construída em 1925 com doações de 29 famílias da vila. A torre possui sete andares, totalizando 21 metros de altura. Nos cinco andares existem 29 pequenas salas, uma para cada família doadora. O sexto andar da torre foi deixado em aberto para atividade comunitária e no piso superior existia um relógio. Quando nós passamos por ele, o mesmo estava fechado. Não sei se abre para a visitação.
Tianlu Lou 
 Majianglong
  Majianglong
  Majianglong
Uma das casas de Majianglong
Essa casa eu achei linda
Majianglong
 Finalizamos esse passeio maravilhoso por essas vilas históricas em Jinjiangli. A vila de Jinjiangli ocupa 4.645 metros quadrados, sendo composta por 66 casas. Esta vila possui 48 famílias, com um total de 147 moradores. Os moradores que vivem no exterior são mais numerosos do que os que vivem na vila. Jinjiangli fica em uma pequena elevação no meio das planícies do rio Tanjiang, perto da margem ocidental do rio.
Jinjiangli

Jinjiangli
 Nesta vila fica o lindo Ruishi Lou, construído por Huang Bixiu em 1923. A casa possui 9 andares (28 metros de altura) e demorou dois anos para ser construída. O mobiliário da residência é inteiramente do século XIX de estilo tradicional de Guangdong. 
Ruishi Lou
 Ruishi Lou
 Ruishi Lou
 Ruishi Lou
Ruishi Lou
 Ruishi Lou
 Como Jinjiangli sempre foi uma vila relativamente próspera, sofreu ataques de bandidos. Assim, para a proteção contra esses ataques e também para fornecer um refúgio contra as inundações do rio Tanjiang, os moradores construíram um Diaolou atrás da aldeia. Esta torre chama-se Jinjiang Lou e foi construída em 1918. Ela foi construída de concreto e possui cinco andares (17,36 metros de altura). As janelas são poucas e estreitas e equipadas com persianas de ferro. 
Jinjiang Lou
 O Shengfeng Lou fica ao lado do Jinjiang Lou, sendo uma torre residencial construída em 1919. Esta residência foi projetada por um francês e o seu nome significa " torre para alcançar as nuvens", refletindo sorte e prosperidade para os negócios e a família. Não entrei no Jinjiang Lou e no Shengfeng Lou pois já estava muito cansada de subir escadas.
Jinjiang Lou e Shengfeng Lou
Jinjiang Lou e Shengfeng Lou
  Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou
 Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou
 Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou