quarta-feira, 4 de junho de 2014

Festival do Barco do Dragão

   No quinto dia do quinto mês, de acordo com o calendário lunar chinês,  é comemorado o Festival do Barco do Dragão. Neste ano, o festival aconteceu no dia 2 de Junho, sendo feriado na China desde o dia 31 de Maio. Também conhecido como Duanwu, é considerado o terceiro festival tradicional chinês mais importante e tem sido celebrado anualmente há mais de 2000 anos.
  Muitas lendas circulam em torno do festival, porém a mais popular é a da morte do poeta patriótico Qu Yuan (340-278 a.C). Qu Yuan foi ministro do rei de Chu, um dos sete estados em guerra antes de Qin, na primeira dinastia feudal da China. Qu Yuan apoiou a decisão de lutar contra o poderoso estado de Qin, porém ele foi caluniado pelo aristocrata Zi Lan e foi exilado pelo rei. Durante seu exílio, ele escreveu muitos poemas demonstrando amor pelo seu país. Em 278 a.C, ao informar-se de que a capital de seu país (Reino Chu) fora ocupada pelas tropas do Reino Qin, o poeta atirou-se no rio Miluo. 
 Entre os costumes realizados durante o festival, destaca-se as corridas de barcos de dragão. A lenda diz que a corrida é para comemorar a tentativa de resgate de Qu Yuan, pois ao saber da sua morte todas as pessoas locais procuraram seu corpo navegando em seus barcos. Os barcos do festival geralmente possuem uma decoração luminosa, com a parte frontal em forma de dragões de boca aberta e a parte traseira com uma cauda escamosa.  Outro costume é a preparação e o consumo do Zongzi, um bolo feito de arroz bem cozido e envolvido em folhas de bambu, com diferentes formas e vários tipos de recheios. Ele pode ser recheado com ovo, feijões, frutas, batata doce, nozes, cogumelos, carne ou uma combinação deles. 
  Outra teoria é que o Festival Duanwu possui suas origens no culto ao dragão, onde a tradição de comer Zongzi representa uma oferta ao rei dragão, enquanto que as corridas de barco refletem a reverência.  
  Como estou na China, não poderia ficar de fora desse festival interessante. Nós fomos acompanhar o festival no Guifeng Mountain National Forest Park (falei desse parque em Março). O festival ocorreu no lago Jade, localizado na entrada do parque. O festival começava às 10 horas da manhã e quando chegamos, por voltas das 9 horas, o lugar já estava lotado. Foi um pouco complicado ver a corrida dos barcos, pois as pessoas que chegaram cedo estavam nos melhores lugares. Como estava muito sol e os chineses não gostam de se queimar, as sombrinhas também atrapalharam muito a visão. Porém, como na China os lugares estão sempre cheios, a solução é relaxar e curtir o passeio. Foi exatamente o que eu fiz.
Qu Yuan 
 Corrida de barco de dragão
Corrida de barco de dragão
Corrida de barco de dragão
 Corrida de barco de dragão

 Corrida de barco de dragão

Largada da corrida

  Em relação ao Zongzi, o bolinho de arroz, nós ganhamos alguns da dona do apartamento em que moramos e de um chinês do trabalho do Igor. Eu provei e não gostei, mas o Igor adorou.
Zongzi

Guifeng Mountain National Forest Park 





Um comentário: