Este dia foi uma viagem ao tempo da guerra do Vietnã, onde conhecemos os Túneis de Cu chi e entendemos um pouco as técnicas utilizadas pelos vietnamitas do Norte para sua defesa. Os túneis de Cu Chi são parte de uma antiga rede de túneis construídas alguns anos antes da guerra do Vietnã com mais de 100 km, um verdadeiro labirinto subterrâneo. Os túneis, aliados a uma série de armadilhas engenhosas espalhadas pela floresta, foram as principais armas dos Vietcongs (guerrilheiros Vietnamitas) contra os inimigos durante a guerra.
Os túneis eram construídos em vários níveis e tinham de tudo: enfermaria, maternidade, cozinha, canais de ventilação e até espaços de convivência. Dentro deles, os vietcongs se protegiam das bombas e planejavam os ataques- surpresa. Os americanos sabiam da existência desses túneis e usavam aparelhos de infravermelho e cães farejadores, mas quando eram descobertos, os vietcongs faziam novos caminhos e rotas nos túneis e escapavam.
As entradas dos túneis eram tão pequenas e tão bem camufladas com folhas e galhos que não eram percebidas pelo inimigo. Durante a visita, podemos entrar em alguns túneis e vi como era apertado, escuro e difícil de se movimentar.
ENTRADA DO TÚNEL DE CU CHI
Eu entrei em dois, dos três túneis disponíveis para a visitação, que segundo o guia foi um pouco alargado para os turistas. Em algumas partes do túnel não colocaram iluminação e a sensação de claustrofobia foi enorme, sem falar no calor absurdo.
Os vietcongs tinham ideias geniais, como a de usarem as sandálias do lado contrário. Assim, as pegadas sinalizavam que eles estavam indo para um lado, quando na verdade estavam indo para o outro.
Vimos de perto o funcionamento de algumas armadilhas utilizadas durante a guerra.
Além das armadilhas, dá para ver armas, acampamentos e veículos usados no combate. No final do passeio, quem quiser pode pagar para atirar com os modelos de armas utilizadas durante a guerra. Confesso que na minha opinião, essa parte poderia ficar de fora.
No final do dia fomos fazer um passeio chamado Saigon Street Eats, super recomendado pelo Lonely Planet e TripAdvisor. Este passeio tem o objetivo de fazer o turista conhecer a verdadeira comida de rua vietnamita. São diferentes tipos de tour que duram aproximadamente 4 horas. A aventura começa quando dois vietnamitas te pegam no hotel de moto e te levam para a primeira parada percorrendo o trânsito caótico de HoChi Minh.
Depois fomos comer a famosa carne de porco, que estava uma delícia.
Ainda comemos uma sopa de macarrão parecida com a que tinha na China e alguns doces que não gostei muito. A experiência foi fantástica e recomendo muito este passeio.
Deve ter sido emociante, mas também bem tenso.
ResponderExcluirEsses buracos são Horríveis!!!!
ResponderExcluirEu não teria coragem de entrar nesses buracos, imaginem na época. Que medo.....
ResponderExcluir