sábado, 19 de julho de 2014

Uma passagem por Xangai

 Xangai foi nossa última parada durante a viagem que fizemos em Abril junto com meus sogros. Ficamos lá somente dois dias e não deu para aproveitar muita coisa. Uma boa desculpa para voltar, pois o pouco que vi valeu a pena.
 Xangai (em chinês: 上海; pinyin: Shànghǎi) é a maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Está localizada na costa central, na foz do rio Yangtze. 


  Originalmente, Xangai era uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil, crescendo de importância no século XIX devido a localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior, em 1842, pelo Tratado de Nanquim. Esse tratado permitiu o comércio entre o Oriente e o Ocidente e parte da cidade foi dividida em "concessões", onde viviam cidadãos estrangeiros em versões miniaturizadas dos seus países de origem. Com isso, a cidade teve uma grande influência, principalmente, inglesa e francesa. O Bund, às margens do rio Huangpu, ainda tem muitos prédios coloniais, lembrança do tempo em que Xangai era o terceiro maior centro financeiro do mundo.
  Atualmente, Xangai é o maior centro comercial e financeiro da China e ocupa o quinto lugar no índice de Centros Financeiros Globais publicado pela City de London, em 2011. Essa semana foi anunciado que Xangai sediará o novo Banco de Desenvolvimento dos cinco países emergentes do grupo Brics (Brasil,Rússia, Índia, China e África do Sul).
  Nós chegamos em Xangai no dia do aniversário do Igor e nosso primeiro passeio foi no famoso The BundA palavra "bund" significa cais aterrado. Em cidades portuárias chinesas, o termo inglês passou a significar, especialmente, cais aterrado ao longo da costa. O bund é conhecido também como Zhongshan Lu e ficava no coração do que era a cidade colonial. A visão mais famosa e atraente está no lado oeste, com 26 edifícios de diferentes estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, barroco, renascentista. Porém, a vista do Rio Huangpu e da área de Pudong, é maravilhosa. 
The Bund
The Bund
The Bund

 Na foto acima, o prédio da minha esquerda, é o Banco de Hong Kong e Shanghai. Sua construção teve início em 1921, sendo concluído em 1923. Ao lado, o prédio com uma torre de relógio é a Casa da Alfândega.
Casa da Alfândega
                         Voltamos lá de dia, porém a beleza não é a mesma.
 Banco de Hong Kong e Shanghai 
  Banco de Hong Kong e Shanghai  e Casa da Alfândega
 Banco Bangkok
Banco Comercial da China 
Calçada à beira-rio (de um lado o The Bund e de outro o Pudong)
  Pudong é um distrito de Xangai que começou a ser desenvolvido em 1990, emergindo como o centro financeiro e comercial da China. Pudong abriga importantes marcos arquitetônicos como a Torre de TV Pérola Oriental,  a Torre Jin Mao e o Shanghai World Financial Center. Não tivemos tempo de conhecer esta região, fica para a próxima.

 Rio Huangpu e Pudong
 Rio Huangpu e Pudong
 Rio Huangpu e Pudong
  Rio Huangpu e Pudong
 Torre de TV Pérola Oriental
   Comemoramos o aniversário do Igor jantando em um restaurante delicioso na concessão francesa e depois fomos beber uma cerveja em um bar badalado de Xangai.  
   


Olha o restaurante que encontramos no bairro da concessão francesa:


Um comentário:

  1. A nossa empresa se chama XANGAI.
    Para vocês que estão longe deve ser emocionante ver um restaurante com o nome do Brasil ou a bandeira do Brasil.
    Ai vai mais curiosidade minha.
    Fale da limpeza das cidades, ruas....
    Sabemos e vimos aqui na época da COPA que os Japoneses são impecáveis, limpam até os lugares que ficam nos estágiso, e os Chinese???/

    Beijos

    TETE

    ResponderExcluir