terça-feira, 29 de abril de 2014

Cinco dias em Pequim

    Saímos do aeroporto de Hong Kong com destino a capital Pequim ( 北京- mandarim) / (Běijīng - pinyin), segunda maior cidade da República Popular da China. Pequim, cujo nome em mandarim significa Capital do Norte, possui cerca de 21 milhões de habitantes (dados de 2013)
   Como em qualquer viagem, choques culturais fazem parte do aprendizado e precisamos ter tolerância para entender as diferenças. Quando cheguei em Pequim, comecei a ouvir e ver o que eu já tinha lido em vários relatos e não tinha noção de como eram alguns atos comuns entre os chineses, pois aqui na minha cidade não é tão normal. Dentre esses costumes posso citar o ato complexo do escarro que pode ser ouvido à distância e termina na famosa cuspida. Alguns miram nos ralos, no canto da rua, porém outros não. A cada passo tinha o medo de que algum cuspe fosse me acertar. Ainda bem que me livrei desse trauma, rsss. Além desse costume, outros chamam a atenção: arrotar e peidar sonoramente em público. Tais costumes não se resumem apenas entre as pessoas mais humildes, sendo observados em aviões e em restaurantes mais caros. Outro detalhe é a falta de respeito em coisa básicas de convivência, aqui é a lei do mais esperto. Se você se distrair vão furar fila, te empurrar para entrar no metrô, pegar o táxi na sua frente. Porém, tirando essas pequenas observações, esta cidade nos proporcionou uma experiência que não tenho palavras para descrever, mas vou tentar. 
       Uma coisa que tenho que reconhecer é o maravilhoso sistema de metrô de Pequim, tendo um total de 15 linhas. As estações são bem sinalizadas, sendo possível ir para os principais pontos turísticos, além da passagem ser muito barata (2 yuans - R$ 0,60). Um ponto negativo que observei foi a falta de sinalização e de mapas em inglês informando a saída para cada ponto turístico, diferentemente do que acontece em Hong Kong.

Quer ir para onde???


        Café da manhã no aeroporto de Hong Kong indo para Pequim

Nenhum comentário:

Postar um comentário