domingo, 25 de janeiro de 2015

Curso de mergulho em Koh Tao


 Fazer um curso de mergulho era um desejo antigo e resolvemos aproveitar essa viagem para realizá-lo. Koh Tao possui mais de 40 escolas de mergulho, sendo a ilha que mais emite certificado no mundo. Por causa da intensa concorrência, os preços são muitos bons e a maioria das escolas de mergulho oferece hospedagem gratuita ou descontos nas diárias. A parte negativa é a quantidade excessiva de mergulhadores e a possibilidade de danificar o fundo do mar. Em um dos nosso mergulhos, podemos notar que o fundo do mar não estava muito limpo e tivemos contato com muitos barcos e alunos em um ponto específico do mar.
  O curso Open Water (inicial) possui uma parte teórica, a qual fizemos pela internet para adiantar. Na ilha, realizamos a aula na piscina e 4 mergulhos no mar. Foi uma experiência maravilhosa e tivemos a certeza que queremos nos aperfeiçoar e fazer mais cursos. O fundo do mar é lindo e sinto uma paz e uma liberdade enorme mergulhando. 
  Algumas fotos do nosso mergulho:














quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Koh Tao

 Chegar em Koh Tao foi cansativo, pois levamos um dia de viagem. Saímos de Koh Phi Phi no primeiro ferry do dia (9:30) com destino ao aeroporto de Krabi, onde pegamos um voo de 45 minutos até Koh Samui. O aeroporto de Koh Samui é muito bonito e diferente, parece que estamos em um Resort e nos sentimos chegando, realmente, em uma cidade de praia.  
Aeroporto de Koh Samui

  O ferry para Koh Tao saiu do pier de Koh Samui umas 17:30 e demorou quase duas horas até a ilha. O tempo estava bom e tirei algumas fotos durante o caminho.





 Quando chegamos, descobrimos que nosso hotel era bem distante do centro e tivemos que pegar um taxi até lá. No caminho para o Hotel, vimos que a ilha era totalmente diferente de Phi Phi. Koh Tao é uma ilha montanhosa e bem maior que Phi Phi, possuindo 21 km². Como a estrada até o nosso hotel não era muito boa, levamos uns 20 minutos do pier até lá. 
 Taxi da ilha
 Escolhemos esse Hotel, pois o mesmo oferece desconto nas diárias para quem faz o curso de mergulho com eles. O Hotel é bem bonito e possui uma praia particular, porém existe a desvantagem de ficar longe do centro. Além disso, o taxi na ilha não é barato. Depois que andamos pela ilha, percebemos que uma boa opção é ficar hospedado em Sairee ou Mae Had.  
Piscina, restaurante e praia do Hotel
 Praia do Hotel
  Praia do Hotel
Praia do Hotel
  Como chegamos tarde e no outro dia íamos começar o curso de mergulho, jantamos no restaurante do hotel mesmo e fomos dormir. Aproveito para registar como a culinária tailandesa é deliciosa!!!



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Uma noite em Maya Bay

 Quando estava planejando a viagem, li que a praia de Maya Bay ficava muito cheia, sendo difícil aproveitar o lugar com tranquilidade. Em um dos blogs, uma menina contou sua experiência em um passeio onde ela dormiu em Maya Bay. Comecei a pesquisar e vi que este passeio tinha sido modificado, pois não é mais permitido dormir na ilha. Atualmente, as pessoas ficam na ilha até uma certa hora e dormem em um barco. Pensei, nós temos que ir!!!! Confesso que tive um pouco de receio no início, com medo de enjoar no barco ou de ser uma furada, mas quis aproveitar ao máximo essa experiência na Tailândia. O passeio é oferecido somente por uma agência, sendo chamado de "Sleep Aboard" (dormir a bordo).  
 No dia do passeio o tempo não amanheceu legal e fiquei preocupada de chover, além de querer muito ver o pôr do sol e curtir melhor o lugar. De tarde melhorou um pouco, mas o sol não apareceu (que pena). O barco saiu do porto às 15 horas, parou em um ponto para snorkel e chegamos na praia umas 16:30. Fomos até a areia com um barquinho local, pois o barco maior fica ancorado um pouco longe. As poucas pessoas que ainda estavam na praia foram embora quando chegamos. Passou um tempo e ela era só nossa!!! Nosso grupo tinha em torno de 25 jovens, sendo duas brasileiras de São Paulo.  
Chegando em Maya Bay
Maya Bay
 Maya Bay
 Maya Bay
 Maya Bay
Maya Bay
  Aproveitamos a praia e a ilha até anoitecer. Enquanto isso, os guias prepararam nosso jantar e organizaram um ambiente aconchegante para comer e conversar. O jantar foi arroz, vegetais cozidos e um frango ao curry, gostoso e muito apimentado. Foi feita uma apresentação individual, onde falamos nosso nome e país. Tinha gente dos Estados Unidos, Austrália, Índia, Canadá e Inglaterra. Quando falei que era do Rio de Janeiro, todos bateram palma e gritaram felizes (não fizeram isso para nenhum outro lugar!!!). É bom saber que gostam da nossa cidade, apesar dos problemas. Os guias também fizeram brincadeiras, como um jogo de cartas em que cada número significa uma ação, exemplo: 5 a pessoa dita uma regra, 8 verdade ou desafio… E, é claro, a cada erro a pessoa deve beber. A bebida, típica da Tailândia, é oferecida em baldinhos, onde misturam vodka, whisky, água de coco com refrigerantes, energéticos, etc. Você escolhe seu sabor, rsss. Mais tarde, também foi oferecido um churrasco tailandês, com coxa de frango e pão na brasa. 
Curtindo a noite em Maya Bay
Curtindo a noite em Maya Bay

 Não posso esquecer de falar que existe banheiro na ilha, porém sem chuveiro tradicional. O que tem é uma ducha higiênica, que "quebra o galho". Ou seja, é uma noite sem tomar banho. Olhem o estado do meu cabelo na foto abaixo.
Curtindo a noite em Maya Bay 
Lindo demais
Escrito com a lanterna do celular

 Voltamos para o barco umas 23:30 e quem teve coragem mergulhou para ver o plâncton (pontos fluorescentes na água). O Igor mergulhou e disse que foi incrível. Eu não quis mergulhar, pois já tinha trocado de roupa na ilha. Quando o pessoal saiu do mar, os guias jogaram duas canecas de água doce na cabeça de cada um ("banho do dia"). 

 Como esqueci de fotografar o barco do passeio, peguei a foto abaixo no site da empresa. Eles oferecem os colchonetes, um pequeno travesseiro e sacos de dormir. Os colchonetes são espalhados pelo barco e cada um pega um lugar. Eu levei calça e casaco e foi muito bom, pois ventou bastante durante a noite. Por sorte, o mar estava calmo e o barco quase não balançou. 

Barco do Sleep Aboard
 Foi o máximo acordar naquele paraíso, uma experiência única. Voltamos para a praia e aproveitamos mais um pouco. O café da manhã é servido no caminho de volta ao porto. Foi tudo maravilhoso!!!!




A Praia
A Praia



sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Batismo de mergulho em Phi Phi

 Resolvemos mergulhar com cilindro em Phi Phi, pois ficamos encantados com o que vimos fazendo snorkel. Como o Igor nunca tinha mergulhado, ele também queria fazer um teste antes do curso em Koh Tao. Conhecemos um instrutor brasileiro que possui uma escola de mergulho na ilha e fizemos o batismo com ele. Foram dois mergulhos maravilhosos. Fiquei um pouco assustada no começo, mas depois relaxei e curti muito.
 Um pena que tiramos poucas fotos, pois ainda não temos experiência no fundo do mar. O instrutor tirou algumas e ficou de enviar, mas até agora nada. Abaixo as fotos do nosso mergulho.


Nemo (lindo)