terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Segundo dia em Phi Phi

  Neste dia, reservamos um barco local e fizemos o passeio clássico de seis horas, que passa pelos principais pontos da ilha. Começamos pela ilha Phi Phi Ley, onde fica a praia de Maya Bay. Essa praia ficou mundialmente conhecida depois do filme "A praia", com Leonardo DiCaprio. Por ser muito famosa, fica lotada de turistas. Chegamos cedo (8:00) e conseguimos pegar ela um pouco vazia. Porém, não ficamos muito tempo pois tínhamos um passeio específico nesta praia para o dia seguinte. 




Chegando em Maya Bay
 Maya Bay (quando chegamos)
 Maya Bay
  Maya Bay
 Maya Bay (quando estávamos indo embora)
 Durante o passeio, paramos para fazer snorkel e foi incrível. Vimos uma quantidade enorme e variada de peixes e belos corais.




  Passamos também pela Viking Cave (Caverna Viking), uma ilha que possui pinturas rupestre de mais de 800 anos (a visitação não é permitida). Esta caverna também abriga andorinhas, cujos ninhos feitos de saliva são uma iguaria para algumas culturas asiáticas. Com o ninho é feito uma sopa, considerada uma especialidade da culinária chinesa e uma das mais caras do mundo (um quilo de ninhos pode atingir USD $10 mil e uma tigela de sopa custa USD $30-60 em Hong Kong).  Um dos aspectos que pode aumentar o preço desta iguaria é ser considerada uma espécie da medicina tradicional chinesa e um afrodisíaco.
Viking Cave

  Paramos numa pequena praia, chamada de  ilha dos macacos, habitada por vários macacos selvagens. Não gostei muito, pois os guias ficam dando comida para os macacos e a praia estava um pouco suja. Também tenho medo desses animais, inclusive um atacou uma menina. 
Ilha dos macacos
 Ilha dos macacos (suja)
 Ilha dos macacos
  O próximo destino foi a Mosquito Island, mais uma parada para snorkel. Depois fomos para a Bamboo Island, uma praia linda demais. Ela é muito maior que as demais e possui uma areia branquinha. Sinceramente, achei ela muito mais bonita que a famosa Maya Bay.
Chegando em Bamboo Island
Bamboo Island
Bamboo Island
 Bamboo Island 
 Bamboo Island
 Bamboo Island
Bamboo Island
   De noite a ilha ferve, com vários bares, festas, lutas de muay thai. Nós escolhemos assistir ao show de fogo (Fire Show) no Carlitos Bar e foi muito legal. 









sábado, 3 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo!!!

  Assim como a China não comemora o Natal, o mesmo acontece para o Ano Novo. Eles seguem um calendário diferente do ocidente e o Ano Novo por aqui será comemorado no dia 19 de Fevereiro de 2015. Decidimos então ir para Hong Kong, pois eles possuem uma queima de fogos tradicional que é considerada muito bonita. Como já comentei no blog, Hong Kong foi uma colônia Inglesa e é uma região administrativa especial (RAE) da República popular da China que possui um alto nível de autonomia, um sistema político separado e uma economia capitalista. 
  Aproveitamos o passeio para conhecer Lan Kwai Fong, uma rua no centro de Hong Kong conhecida pelos seus bares e pubs e por concentrar muitas pessoas para um Happy Hour após um dia de trabalho.
 Lan Kwai Fong
  Fomos também no Parque de Hong Kong para almoçar no restaurante/casa de chá LockCha, que possui um Dim Sum (comida chinesa servida em porções) vegetariano delicioso.
Parque de Hong Kong 
LockCha
 A queima de fogos ocorre na Victoria Harbour, zona portuária de Tsim Sha Tsui, onde está localizada a Avenida das estrelas e de onde se consegue ver o horizonte de arranha-céus de Hong Kong. Chegamos lá por volta das 20:30 e nos deparamos com uma parte da Avenida fechada, pois já estava lotada!!! Encontramos um outro local e tivemos que ficar esperando, em pé, até meia noite, para não correr o risco de perder o lugar. Isso não seria um sacrifício se tivesse um música tocando, um vendedor de cerveja, pessoas dançando e se divertindo. Acreditem, estavam a maioria sentados, cada um com seu lanche, sem nenhuma música para animar a multidão. Com isso, a hora custou a passar.... Deu saudade do calor do povo brasileiro, da animação contagiante, da música, de uma cerveja bem gelada. O único momento que eles mostravam alguma animação era quando uma câmera passava filmando. Apesar disso, valeu a pena ter ido. Foram oito minutos de queima de fogos, num espetáculo bem bonito
  
  Ruas lotadas de Hong Kong
Aguardando os fogos
Aguardando os fogos
Aguardando os fogos
Aguardando os fogos
 FELIZ 2015!!!!!
Contagem regressiva
FELIZ 2015!!!!!

 2014 foi um ano especial.  Um ano de grandes mudanças e muitos desafios. Foi difícil conviver com a saudade diária da minha família e dos meus grandes amigos. Ficar afastada da minha casa, do meu trabalho e dos lugares que adoro no Rio de Janeiro. Tolerar as enormes diferenças culturais e tentar me comunicar nas coisas básicas do dia a dia. Porém, conheci lugares incríveis, ganhei novos amigos e descobri, um pouco, um país totalmente diferente do meu. Agradeço a Deus esta oportunidade e, principalmente, por ter nos dado saúde, amor, sabedoria e união durante esta etapa. Desejo um 2015 maravilhoso e abençoado para todos nós!!!! 



domingo, 28 de dezembro de 2014

Koh Phi Phi


 Começamos a viagem pela ilha Phi Phi e para chegar até lá pegamos um avião até a província de Krabi (3 horas e meia) e depois uma balsa até a ilha (1 hora e meia).
 Phi Phi é um pequeno arquipélago de seis ilhas, localizado no sul da Tailândia. Sua população está entre 2 mil a três mil pessoas, de acordo com dados de 2013.
Localização de Koh Phi Phi
Dessas ilhas, as mais famosas e visitadas são:
- Koh Phi Phi Don: o maior e o único povoado da ilha. Onde ficam os restaurantes, mercadinhos, lojas, bares, muitos hotéis, etc.
-  Koh Phi Phi Ley: uma ilha para o sul, onde foi filmado o filme "A Praia".
-  Koh Mai Phai (Ilha Bamboo): uma pequena ilha, com ótimas praias.
Ilhas de Phi Phi
  Ko Phi Phi foi devastada pelo tsunami do Oceano Índico em 26 de Dezembro de 2004, quando quase toda a infra-estrutura da ilha foi exterminada. Após o desastre, a ilha foi evacuada. Em 6 de janeiro de 2005, uma ex-residente holandesa de Phi Phi, Emiel Kok, criou uma organização voluntária, Help (Ajuda) International Phi Phi. Esta Ajuda recrutou 68 equipes de tailandeses que moravam na ilha, bem como voluntários (dos quais mais de 3.500 ofereceram sua assistência) para realizar a limpeza e reconstrução da ilha. Em 18 de Fevereiro de 2005, uma segunda organização, Phi Phi Dive Camp, foi criada para remover os escombros das baías e recifes de corais. Até o final de julho de 2005, 23 mil toneladas de escombros haviam sido retirados da ilha, dos quais 7.000 toneladas tinham sido apuradas com a mão. A maioria dos edifícios que foram considerados aptos para o reparo por topógrafos do governo tinham sido reparados e trezentas empresas tinham sido restauradas. A iniciativa Help Phi Phi recebeu da revista Time o prêmio "Heróis da Ásia". Em 6 de dezembro de 2005, cerca de 1.500 quartos de hotel já estavam abertos e um sistema de alarme de alerta precoce de tsunami foi instalado pelo governo tailandês, com a ajuda de voluntários. 
 A ilha de Phi Phi é um dos principais destinos dos viajantes por suas praias paradisíacas, festas, bons restaurantes e hotéis. Pude perceber a quantidade de turistas quando pegamos a balsa e assim que chegamos na ilha. Me espantou a quantidade de barcos, lanchas, balsas, pessoas, pois parece que a entrada de turistas não é muito controlada. Observei também alguns moradores jogando lixo nas ruas. Fiquei triste e com medo do turismo excessivo um dia estragar este paraíso.
Indo pegar a balsa
Muitas Mochilas e balsa lotada
 Como nosso hotel ficava um pouco distante do centro da ilha, pegamos um barco local para nos levar até lá (5 minutos). Escolhemos este hotel pois fica de frente para uma das melhores praias de Koh Phi Phi Don, chamada Long Beach. Realmente a praia é linda e o lugar é muito tranquilo. Porém, se você quiser ir para o centro, ou vai andando (40 minutos) ou paga um barco para te levar, que não é barato e o preço é por pessoa. Mas, para acordar com esse visual, vale a pena o esforço.
Barcos locais na frente do Hotel
Praia do Hotel
 Praia do Hotel

 No dia que chegamos apenas relaxamos na praia e demos uma volta no centro da cidade. 







sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Férias na Tailândia



Sawasdee Kaa (สวัสดี ค่ะ), Oi em Tailandês

Como já viajamos para alguns lugares na China, resolvemos nessas férias conhecer um outro país e uma nova cultura. O país escolhido foi a Tailândia, com suas belas praias e maravilhosos templos. Aqui na China está muito frio e queríamos curtir um pouco de sol e fazer nosso tão sonhado curso de mergulho. 
 Falando um pouco do país, a Tailândia é uma monarquia constitucional, chefiada pelo rei Bhumibol Adulyadej desde 1946, sendo o mais antigo chefe de Estado do mundo, bem como o monarca com maior reinado na história do país.  O rei da Tailândia é intitulado chefe de Estado, chefe das Forças Armadas, defensor da religião budista e defensor de todas as religiões. Anteriormente conhecida como Sião, o nome oficial do país foi substituído em 1939 pelo de Tailândia (práthêt thai). Práthê provém do sânscrito pradesha que significa "país", thai significa "livre". 
 A Tailândia é o 50.º maior país do mundo em área territorial, sendo o 20.º mais populoso do planeta, com população aproximada em 66 milhões de habitantes. A capital e maior cidade do país é Bangkok, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia. Cerca de 75% da população é etnicamente tailandesa, 14% é de origem chinesa e 3% é etnicamente malaia. O idioma oficial do país é o tailandês,  sendo o inglês o segundo idioma mais falado. A religião principal é o budismo, praticado por cerca de 85% da população.
  Escolher o roteiro da viagem foi difícil, pois o país possui muitos lugares interessantes. Após várias discussões e muito estudo, decidimos pelas ilhas do Sul Phi Phi (perto de Krabi) e Tao (perto de Koh Samui) e pelas cidades Chiang Mai (Norte) e Bangkok (Centro). Na próxima postagem conto sobre Phi Phi. Até lá.



圣诞节快乐 - Shèngdàn jié kuàilè (FELIZ NATAL!!!)




  Como a China não é um país cristão, o Natal não é uma festa importante e comemorada por aqui. Todos trabalham normalmente e tudo funciona, é um dia como outro qualquer. 
 Quando comecei a me preparar para o Natal achei que não encontraria enfeites aqui, pois não moramos numa cidade grande como Pequim, Hong Kong ou Xangai. Porém, para minha surpresa, muitas lojas venderam enfeites e alguns lugares (shopping, hotéis e supermercados) fizeram uma bonita decoração de Natal. Acredito que isso ocorre por uma visão consumista e também pela beleza da decoração de Natal, porque para eles o que vale mesmo é o Ano Novo Chinês. 
  Decoração no shopping

 Decoração no shopping
 Decoração no shopping

Decoração no shopping
Decoração no Hotel da academia
Nossa casa
  Preparar a Ceia de Natal foi mais complicado, pois não temos supermercados internacionais na nossa cidade. Achamos somente um Peru numa loja que vende alguns produtos internacionais. Não encontramos Chester nem o Tender que eu adoro. Fizemos então o Peru, um Pernil de Cordeiro, arroz, farofa e maionese. Para sobremesa, pudim de laranja e brigadeirão. Ficou uma delícia. Passamos a noite de Natal com um amigo brasileiro e foi muito legal. 
   
 Ceia de Natal

   Sentimos muito a falta da nossa família e dos nossos amigos nessa data especial. Desejamos a todos um Natal de paz e harmonia e que Deus continue nos protegendo e nos abençoando. Beijos!!!!