domingo, 16 de março de 2014

Mais Hong Kong

    Nesse dia saímos do hotel cedo para ir ao Pico Victoria (THE PEAK), a montanha mais alta da ilha de Hong Kong (552 metros acima do nível do mar). De lá pode-se sentir uma brisa refrescante e observar a cidade, o porto e as ilhas. Isso se o tempo contribuir. No dia que nós fomos o tempo estava encoberto por um nevoeiro.
    Falando um pouco da história do local, governadores e ricos mercadores construíram casas no pico, em meados do século 19,  para fugir do calor e da umidade do verão. Os habitantes do pico eram levados encosta acima em cadeiras e eram necessários muitos chineses para levar suprimentos até as mansões. Até 1947 os chineses eram proibidos de comprar imóveis no pico, porém nos dias de hoje qualquer um com muito recurso pode comprar essas propriedades.
    Em 1888 foi construído o Trem do Pico encurtando a viagem de uma hora para dez minutos. A carruagem era feita de madeira envernizada e o trem era operado por caldeiras de vapor de carvão, sendo substituído por um sistema elétrico em 1926. Abaixo fotos da evolução dos trens.

Entrada do Pico

Abaixo o prédio International Commerce Centre, o sétimo mais alto do mundo, com 484 metros.




    Ao sair do The Peak fomos caminhando até o Parque de Hong Kong. Um ambiente muito agradável, bonito e silencioso perto da agitada e lotada cidade de Hong Kong. Dentro do parque tem um viveiro gigante. Almoçamos e bebemos chá em um restaurante delicioso que fica dentro do parque.










quinta-feira, 13 de março de 2014

Hong Kong - Segundo dia

    No segundo dia visitamos o mercado de flores, mercado de peixe e tudo o que é tipo de objeto para aquário e o mercado de pássaros. Todos esses mercados ficam em Kowloon e são muito perto um dos outros. Achei o mercado de flores lindo, tudo muito caprichado. Vimos também lindas fontes de água, deu vontade de levar uma para casa.


    
    Continuamos o passeio pelas ruas lotadas da Ladies Market, que é um dos principais pontos de venda da cidade e fica no bairro de Mong Kok. Neste lugar tem todo o tipo de loja, além dos "camelôs" que lotam as ruas.



Alguns dos muitos modelos. Difícil é escolher um....

    Fomos também no Museu de História de Hong Kong, um belo museu que conta toda a história da cidade. A história começa pelos achados arqueológicos, passa para a época das dinastias, fala da cultura, da Guerra do Ópio, da colonização britânica,da ocupação Japonesa, do desenvolvimento da cidade e do retorno para a China.Vale a pena conhecer! 
    Abaixo algumas fotos do museu. 






 Na foto abaixo está explicando que em 1971 o governo de Hong Kong instituiu a escola primária gratuita e obrigatória para crianças de 6 a 12 anos. Em 1978, a gratuidade foi estendida para crianças até 15 anos.










quarta-feira, 12 de março de 2014

Visitando Hong Kong

    Hong Kong é uma região administrativa especial (RAE) da República popular da China. É uma cidade-estado localizada na costa sul da China que possui um alto nível de autonomia, um sistema político separado e uma economia capitalista. Por ser uma RAE é responsável por todas as questões locais, exceto por atos de Estado como política externa e defesa nacional. Possui seu próprio Poder Judiciário e Tribunal, políticas de imigração e moeda (dólar de Hong Kong).
    Hong Kong é conhecida por seu horizonte de arranha-céus, sendo uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. E como tem gente!!! Para onde íamos, era uma multidão de pessoas ao redor. 
    Começamos o nosso passeio almoçando em um restaurante local que serve o tradicional Dim Sum, muito famoso em Hong Kong. O Dim Sum é uma comida chinesa que é servida em porções. Dessa vez não demos sorte,  a comida não estava boa. 
   As próximas paradas foram o museu marítimo e o porto, onde pegamos o Star Ferry. Esses Ferry-boats são da década de 60 e fazem o trajeto entre a ilha de Hong kong e Kowloon, sendo uma maneira barata e agradável de apreciar uma vista geral da cidade. 



Vista de dentro do Ferry
    
    Chegando em Kowloon passeamos pela Avenida das estrelas, onde os artistas chineses deixam suas mãos marcadas na calçada da fama e de onde se consegue ver os prédios todos iluminados.

Estátua do Bruce Lee
  
  Como o tempo não estava bom, as fotos a noite não ficaram muito boas.  Mas acreditem, é muito bonito.




quarta-feira, 5 de março de 2014

Pinyin

  Continuando a explicação da língua chinesa, vou falar agora do pinyin. Ele é a forma de transliteração dos sons da língua chinesa por meio de letras latinas. A maioria das sílabas é composta de uma consoante seguida de uma vogal.
  Este sistema foi desenvolvido por um comitê governamental da República Popular da China e aprovado pelo governo do país em 1958. A Organização Internacional de Padronização adotou o pinyin como um padrão internacional em 1982.
  Embora o pinyin utilize letras que estamos familiarizados, a pronúncia pode ser totalmente diferente. A fonética chinesa possui quatro tons e um tom neutro, onde cada sílaba pode ser pronunciada de forma diferente. Para saber a pronúncia, os tons são grafados por meio de quatro diferentes sinais. Exemplo:
Primeiro tom: tom agudo que sempre se mantém em uma posição elevada e uniforme.
Segundo tom: tom ascendente, do médio ao mais agudo.
Terceiro tom: tom que diminui e depois aumenta
Quarto tom: tom descendente
Tom neutro:  pronúncia de forma curta e leve e não possuem acentuação.


     Na figura abaixo podemos observar que a palavra "ma" pode ter 5 significados diferentes dependendo do tom utilizado. A escrita em ideograma também é totalmente diferente. Logo, a pronúncia do tom correto faz toda a diferença. Caso você queira falar mãe e erre o tom, pode estar xingando uma pessoa. 













Além dos tons, a pronúncia das letras também é muito diferente. Por exemplo:
h=  como o som de "r" em "rato". 
q= som de "tsi"
x= som de "ci" em "cigarro"
w= equivalente a "u"


Realmente é uma língua muito difícil para aprender. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Ideogramas

   Como tenho escrito algumas palavras na língua chinesa, resolvi fazer uma breve explicação sobre este assunto.
    Primeiramente vou falar dos ideogramas, que são os caracteres da língua chinesa. 
    Ao invés de letras, o ideograma chinês é composto de traços. Existem 26 traços básicos, onde cada um possui um nome, formato e direção. A escrita dos traços têm sequência e sentidos definidos. Os ideogramas devem ser escritos de forma quadrada, não importando quantos traços eles possuam. Então, uma palavra é escrita com a união dos traços.

Exemplo de 20 traços do ideograma chinês

    Na figura acima, no primeiro quadrado em vermelho, estão escritos os  traços usados no ideograma. No último quadrado, temos o exemplo de como cada traço fica na palavra. Pode-se observar que a palavra é formada por vários traços.
       

EXEMPLO DA ESCRITA DOS NÚMEROS EM IDEOGRAMAS


       Jiangmen, a cidade onde estamos morando, é escrita assim em ideograma:   . O primeiro ideograma que significa rio é escrito com seis tracos ( ) e o segundo (  ) significa porta e é escrito com três traços.
   Fácil ??? Nem preciso responder, risos. Estou sofrendo para conseguir escrever!!! 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Yangshuo

    Esta é uma pequena cidade onde ficamos após o cruzeiro no Rio Li. É uma cidade muito bonita, rodeada de montanhas. Até o fim da década de 1980 era apenas um mercado rural, mas ficou popular entre os visitantes que faziam  o cruzeiro.
   Quando chegamos do cruzeiro fizemos uma aula de culinária em um restaurante local. Aprendemos a fazer macarrão com vegetais, frango xadrez e carne de porco agridoce. Ficou uma delícia.



    No outro dia acordamos bem cedo para fazer uma aula de Tai Chi Chuan(太極拳 / Tàijí quán). Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa. 

   O Tai chi também simboliza a "Cosmo" e a interação dos princípios energéticos yin e yang, sendo conhecida a sua representação pelo tai chi tu (diagrama do tai chi). O diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto.



  Juntos, o Yin e o Yang representam a união e a complementaridade entre os opostos. No meio da claridade do Yang existe um pequeno círculo de sombra de Yin e no meio da sombra do Yin existe um pequeno círculo claro de Yang, simbolizando o movimento contínuo e constante de evolução dos atributos de um para os do outro.

   O yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade. Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

   Na aula o professor ensinou os dez movimentos iniciais do Tai Chi Chuan. Foi uma experiência muito boa e muito relaxante.
  
   

Guilin - Cruzeiro no Ri Li

Tivemos a oportunidade de fazer este passeio maravilhoso durante a nossa viagem para Guilin. Este cruzeiro vai de Guilin para Yangshuo (437 km) revelando paisagens que parecem tiradas de gravuras chinesas. Este é o rio dos poemas e das pinturas chinesas. Durante o passeio, que dura de 4 a 5 horas, podemos observar as montanhas com seus lindos  picos e diferentes formatos. Eu adorei!!!!