quarta-feira, 13 de maio de 2015

Gardens by the Bay

  Inaugurados em Junho de 2012, os Gardens by the Bay (Jardins da Baía) são uma das atrações turísticas de Singapura imprescindíveis e está localizado em uma grande área entre o mar e a parte posterior do Complexo Marina Bay Sands. O Gardens by the Bay se estende por 101 hectares numa área que no passado já foi mar, mas que foi aterrada. 
  O Gardens by the Bay de Singapura é um jardim botânico futurista. O local faz parte de uma estratégia do governo de transformar Singapura no conceito  de “cidade num jardim”. O objetivo é aumentar a qualidade de vida com a introdução de mais espaços verdes nas cidades.
  Os Jardins contam com duas áreas diferenciadas: uma aberta ao público e com acesso gratuito e outra reservada para aqueles que adquiriram uma entrada. Não se paga para percorrer nenhuma das áreas ao ar livre dos jardins. 
Uma das entradas do Gardens by the Bay
Uma das entradas do Gardens by the Bay
Gardens by the Bay visto do SkyPark do Hotel Marina Bay Sands

  Em uma grande praça estão erguidas 18 gigantescas estruturas de aço com as laterais recobertas por plantas e que se converteram na imagem mais espetacular dos jardins. Estão concentradas nesta área as grandes árvores, chamadas de Supertree Grove (bosque das grandes árvores)As grandes árvores foram construídas de forma a fazer um uso sustentável dos recursos naturais. Algumas delas captam as águas da chuva, a qual é utilizada para a irrigação das plantas. Elas também contém células que permitem acumular a energia elétrica para ser utilizada no final do dia em sua iluminação.
Supertree Grove
 Supertree Grove
 Supertree Grove
Supertree Grove

  Uma das atrações pagas (em torno de dez reais) é a passarela que une as grandes árvores, sendo a subida e a descida das árvores realizadas por meio de um elevador. Do alto da passarela, podemos ter uma visão incrível dos jardins e da região. 
Passarela das Supertree Grove
Passarela das Supertree Grove
Passarela das Supertree Grove
Passarela das Supertree Grove
 Ocorre um espetáculo gratuito de luzes e sons nessa área às 19:45h, que se repete às 20:45h e pode ser desfrutado em qualquer local da zona das grandes árvores. É um momento muito bonito do dia e acaba fechando com chave de ouro a visita ao parque. Tive a oportunidade de ir em meses diferentes no jardim e vi que o espetáculo de luzes e som muda com o tempo. É emocionante!!!
Espetáculo do Gardens by the Bay
Espetáculo do Gardens by the Bay
   As outras áreas pagas do jardim são os dois conservatórios de vidro chamados de  Flower Dome (Cúpula das Flores) e Cloud Forest (Floresta das Nuvens). Eu não fui, mas dizem que é muito bonito. O Flower Dome cria um ambiente de clima frio e seco característico do Mediterrâneo e nele se encontram espécies vegetais de todo tipo, agrupadas em diferentes seções da cúpula. O Cloud Forest cria um ambiente de clima mais frio e úmido característico de regiões altas da zona Intertropical. O passeio pelas passarelas do Cloud Forest começa de cima para baixo. Pega-se um elevador que leva ao topo da “montanha” e, a partir dali, inicia-se a descida e visita ao local por meio de um sistema de passarelas. O Igor fez uma visita rápida e belas fotos.
Flower Dome e Cloud Forest







Nenhum comentário:

Postar um comentário