Saímos cedo do hotel e a primeira parada foi em Chikan, uma cidade antiga criada durante a dinastia Qing, no governo do imperador Shunzhi. Com 350 anos de história, suas ruas e edifícios foram construídos durante o final do século 19 e início do século 20 por chineses que retornaram do exterior. Suas casas incorporaram elementos da arquitetura ocidental, possuindo três andares, sendo uma loja no primeiro andar e os outros dois andares residenciais. Embora sem muitos elementos decorativos, as casas possuem uma varanda de frente para o rio da cidade. Esta varanda é chamada de Qilou pelo dialeto local e tornou-se um elemento arquitetônico de destaque em Chikan.
Entrada de Chikan
Chikan
Chikan
Chikan
Chikan
Chikan
Chikan também é conhecida por abrigar o estúdio de cinema Lingnan, onde muitos filmes chineses foram gravados.
Entrada do estúdio
Filmes chineses filmados em Chikan
Encontramos um chinês com a camisa da Alemanha e tiramos uma foto com a bandeira do Brasil.
Estúdio
Hotel de Estúdio
Hotel de Estúdio
Hotel de Estúdio
Cidade cenográfica
Estúdio
Estúdio
As chinesas pediram para tirar foto comigo.
Após conhecer Chikan, fomos para Majianglong. Majianglong fica na margem leste do rio Tanjiang e possui cinco vilas: Yong'an, Nan'an, Hedong, Qinglin, e Longjiang. Existem 176 casas nessas vilas, sendo 506 pessoas residentes.
Majianglong
Majianglong
O Tianlu Lou é uma torre localizada em Majianglong, construída em 1925 com doações de 29 famílias da vila. A torre possui sete andares, totalizando 21 metros de altura. Nos cinco andares existem 29 pequenas salas, uma para cada família doadora. O sexto andar da torre foi deixado em aberto para atividade comunitária e no piso superior existia um relógio. Quando nós passamos por ele, o mesmo estava fechado. Não sei se abre para a visitação.
Tianlu Lou
Majianglong
Majianglong
Majianglong
Uma das casas de Majianglong
Essa casa eu achei linda
Majianglong
Finalizamos esse passeio maravilhoso por essas vilas históricas em Jinjiangli. A vila de Jinjiangli ocupa 4.645 metros quadrados, sendo composta por 66 casas. Esta vila possui 48 famílias, com um total de 147 moradores. Os moradores que vivem no exterior são mais numerosos do que os que vivem na vila. Jinjiangli fica em uma pequena elevação no meio das planícies do rio Tanjiang, perto da margem ocidental do rio.
Jinjiangli
Jinjiangli
Nesta vila fica o lindo Ruishi Lou, construído por Huang Bixiu em 1923. A casa possui 9 andares (28 metros de altura) e demorou dois anos para ser construída. O mobiliário da residência é inteiramente do século XIX de estilo tradicional de Guangdong.
Ruishi Lou
Ruishi Lou
Ruishi Lou
Ruishi Lou
Ruishi Lou
Ruishi Lou
Como Jinjiangli sempre foi uma vila relativamente próspera, sofreu ataques de bandidos. Assim, para a proteção contra esses ataques e também para fornecer um refúgio contra as inundações do rio Tanjiang, os moradores construíram um Diaolou atrás da aldeia. Esta torre chama-se Jinjiang Lou e foi construída em 1918. Ela foi construída de concreto e possui cinco andares (17,36 metros de altura). As janelas são poucas e estreitas e equipadas com persianas de ferro.
Jinjiang Lou
O Shengfeng Lou fica ao lado do Jinjiang Lou, sendo uma torre residencial construída em 1919. Esta residência foi projetada por um francês e o seu nome significa " torre para alcançar as nuvens", refletindo sorte e prosperidade para os negócios e a família. Não entrei no Jinjiang Lou e no Shengfeng Lou pois já estava muito cansada de subir escadas.
Jinjiang Lou e Shengfeng Lou
Jinjiang Lou e Shengfeng Lou
Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou
Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou
Shengfeng Lou, Jinjiang Lou e Ruishi Lou